Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA E DO PESO DE MOCHILAS EM ESCOLARES: UMA AÇÃO VOLTADA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Aline Josiane Waclawovsky, Bruna Correa, Robson Ourives Barbosa, Carine Muniz, Fabiana Lopes de Pelegrin, Tania Cristina Malezan Fleig

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


Caracterização do problema: A escola, por ser um espaço de relações e um recinto para a construção crítica e política, é um excelente ambiente para o desenvolvimento de ações de promoção em saúde. Neste sentido, essas ações apontam a educação em saúde como uma forma de fortalecer a participação popular, pois a escola, por ser um espaço pedagógico, favorece o compartilhamento das decisões, a construção de saberes e a autonomia dos sujeitos. Dessa forma, cabe aos profissionais da saúde identificar os meios para a inserção neste espaço, com o intuito de promover saúde e prevenir agravos, proporcionando autonomia e contribuindo para a formação de sujeitos críticos e responsáveis no que tange a comportamentos e hábitos saudáveis para o autocuidado e equilíbrio biopsicossocial. Descrição da experiência: Durante a inserção dos residentes na Rede Básica de Saúde do município de Santa Cruz do Sul-RS, desenvolveu-se um estudo para avaliação biométrica de escolares, bem como, a avaliação do peso das mochilas. Foram avaliadas 34 crianças, com idades entre 7 e 8 anos, sendo 16 do sexo feminino e 18 do masculino. Todos os estudantes foram pesados e medidos. Além disso, as mochilas dos escolares também foram pesadas. Seguido da avaliação, procedeu-se às medidas educativas de orientações posturais em sala de aula e ajustes da altura das alças das mochilas para aquelas crianças que as utilizavam de maneira inadequada. As orientações foram executadas tendo como base o diálogo com os alunos e também o lúdico.  Efeitos alcançados e recomendações: O peso corporal médio das crianças foi de 24,9 Kg ±5,19. O peso médio das mochilas foi de 1,62 Kg ±0,67. Quanto ao tipo de mochila 2,9% (n=1) utilizavam mochila de apenas uma alça; 85,3% (n=29) com duas alças; e 11,8% (n=4) usavam mochilas com rodas. Para classificação do peso da mochila como adequado ou inadequado, utilizou-se como referência dados da literatura que afirmam que o peso ideal para mochilas é de 10% do peso corporal com uma ou duas alças e de 20% para as com rodas. Dessa forma, constatou-se que 11,8% dos escolares estavam com o peso da mochila inadequado. É importante destacar que a promoção da saúde não se dá apenas através de informações, porém as vivências diante da realidade, a experimentação frente ao diálogo, potencializam a informação e torna-se adequado para a promoção do autocuidado. É preciso dialogar com os sujeitos envolvidos no ato educativo, de maneira que os mesmos consigam formular, assimilar e construir o novo conhecimento. Assim sendo, é necessário proporcionar momentos de debates sobre condições favoráveis à saúde, presentes na realidade dos escolares, com o intuito de desenvolver projetos e ações voltados para a prevenção de agravos e minimização dos riscos, promovendo o incremento para boas condições de saúde.

Palavras-chave


Avaliação Biométrica; Educação em saúde; Promoção da Saúde

Referências


BONVICINE, Cristiane; FREITAS, Gabriele Alexandre de. Carga limite de peso da mochila de escolares. Arq. Ciênc. Saúde. São José do Rio Preto, v. 22, n. 1, p. 91-95, jan./mar, 2015.