Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Práticas Educativas: Grupo “Delícias da Vida” com crianças e adolescentes, uma visão interdisciplinar na conscientização sobre escolhas de estilo de vida mais saudável
SUYANNE DA SILVA SOBREIRA GUEDES, Danielle Chaves Oliveira, Francisco Cristóvão Mota Lima Junior, Eveline Soares Campos, Nágela Maria da Silva, Isabel Cristina Luck Coelho de Holanda, Edyr Marcelo Costa Hermeto, Karízia Melo Sousa Barroso.

Última alteração: 2016-01-15

Resumo


Desenvolvido na escola Odilon Braveza no território da Unidade Básica de Saúde, bairro Boa Vista, a partir da criação do Grupo Delícias da Vida em agosto de 2013 pela equipe psicóloga do NASF e pelos monitores do PET-Saúde Psicossocial UNIFOR. O grupo tem a proposta de formação à Saúde da Criança e do Adolescente, com foco na educação alimentar e na higiene pessoal dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental da escola municipal citada. Objetivo é de conscientizar os pais e as crianças da importância de se adotar um estilo de vida mais saudável, fazendo com que as mesmas participem do processo da maneira mais natural possível. Foram oito encontros com duração de 2h30min./cada, todas as quintas–feiras, de agosto a outubro de 2013. Turma composta em média de 15 alunos. Foram trabalhadas técnicas de entrosamento, relação corporal, psicoeducativas, brincadeiras recreativas, educação sobre higiene bucal e corporal, degustação de alimentos, cozinha experimental com alimentos saudáveis, proporcionando maior conscientização sobre suas escolhas para uma vida mais saudável. No início do projeto foi bem difícil, pois as crianças demoraram a entender que as atividades não tinham o mesmo perfil das atividades realizadas em sala de aula. As crianças ficavam livres para expressar-se tornando difícil manter a ordem no grupo. Entretanto, as crianças entenderam o método utilizado tornando produtivas as atividades no decorrer dos encontros. As crianças despertaram atenção na equipe de saúde pelo apego e o rápido entrosamento. Outro desafio foi o trabalho multidisciplinar, da equipe com o educador, que foi a “ponte” no relacionamento com os alunos. No último encontro convocamos os pais ou responsáveis pelos alunos a fim de certificar, caso houvesse, mudanças no estilo de vida das crianças. Declararam o quanto foi importante para seus filhos o grupo, que suas crianças haviam mudado a visão que tinham para os pequenos hábitos de vida. O grupo “Delícias da Vida” favoreceu mudanças de vida na rotina e nas escolhas alimentares, proporcionando descobertas para a melhoria na qualidade em todas as esferas do ciclo vital dos participantes do grupo. O grupo foi formador e multiplicador de conhecimento no qual os participantes crescerão com senso crítico para as escolhas que farão no decorrer da sua existência.

Palavras-chave


Práticas Educativas. Conscientização. Estilo de vida Saudável. Equipe Interdisciplinar

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da Família: uma estratégia para a reorientação do modelo assistencial. Brasília: MS;1997.

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de atenção básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN. Brasília: MS; 2012. (Série B. Textos Básicos de Saúde).

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola.Cadernos de Atenção Básica. Brasília: MS; 2009.

BRASIL, Ministério da Saúde. Diretrizes do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdf - Acesso: 23/05/15.

ERIKSON, Erik. Identidade: Juventude e crise. In: JACQUES, M. G. et al. (Orgs.) Psicologia Social contemporânea. Petrópolis: Vozes, 1998

Jaime PC, Lock K. Do school based food and nutrition policies improve diet and reduce obesity? Prev Med 2009; 48(Supl. 1):45-53,.

JUZWIAK, Claudia Ridel; CASTRO, Paula Morcelli de; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva. A experiência da Oficina Permanente de Educação Alimentar e em Saúde (OPEAS): formação de profissionais para a promoção da alimentação saudável nas escolas. Ciência & Saúde Coletiva, São Paulo, n. , p.1009-1018, 2013.

OLIVEIRA, H.M.; GONÇALVES, M.J.F. Educação em saúde: uma experiência transformadora. Rev. Bras. Enferm., Brasília (DF) v. 57, n. 6, p. 761-763, nov/dez 2004.

RAMOS, Maurem; STEIN, Lilian M. Desenvolvimento do comportamento alimentar infantil. Jornal de Pediatria - Vol. 76, Supl.3, 2000.

SPINK, Mary Jane P. Psicologia social e saúde: Práticas, saberes e sentidos.  2 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

VIANA, Victor. Psicologia, saúde e nutrição: Contributo para o estudo do comportamento alimentar. Análise Psicológica (2002), 4 (XX): 611-624.

VICTOR, Viana; SANTOS, P.L; GUIMARÃES, M.J. Comportamento e Hábitos Alimentares em Crianças e Jovens: Uma revisão da Literatura. Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto - FCNAUP. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UP. Faculdade de Medicina da UP. Psicologia, Saúde e Doenças, 2008, 9 (2), 209-231.