Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Café Idéias do Projeto Observatório do Controle Social do SUS – PUC Minas Betim: Uma metodologia participativa e inovadora para a discussão da cidadania na saúde entre a universidade e a comunidade
berenice de freitas diniz, Maria da Consolação Magalhães Cunha, Raimundo Loyola Júnior, Ronaldo de Oliveira Zenha, Jacqueline do Carmo Reis

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


A oficina aconteceu ao final do Projeto PROPET Saúde na PUC Minas Betim, em dezembro de 2014. O assunto sobre o qual versou a oficina foi o controle social e a participação da PUC Minas Betim na comunidade a partir dos projetos de extensão. Os Objetivos da oficina foram divulgar o trabalho desenvolvido pelo Projeto de Extensão OBCS e estabelecer o diálogo entre os professores, preceptores e conselheiros de saúde na Semana Acadêmica de Planejamento. A proposta foi apoiada pelo PROPET Saúde e Pró-reitora de Extensão. A iniciativa baseada nas metodologias “Café da Equidade” e “World Café” usou os temas norteadores “cidadania exercida na saúde”, “Papel da PUC Minas na promoção e discussão da cidadania na universidade e fora dela” e “Saúde pública debatida na escola, comunidade ou ambiente de trabalho”.  As discussões dos 60 participantes, em 10 mesas, foram registradas em toalhas de papel em forma de frases, desenhos e esquemas e transcritas para interpretação e apresentação à Pró-Reitoria de Extensão. Foram registradas 11 toalhas de mesa, o banco de dados para análise contou com 235 registros em forma de frases com sugestões para envolvimento entre os segmentos presentes, sete esquemas ou fluxos de interação institucional e 10 desenhos sobre os resultados da interação. Em análise linguística registrou-se 1.375 palavras com frequências variando de 1% a 5% para os vocábulos direitos, SUS, trabalho, PUC, formação, discutir, saúde pública, população, cidadania, participação social e comunidade. O Café Ideias do Projeto Observatório do Controle Social do SUS – PUC Minas Betim promoveu iniciativa facilitadora, permitindo a discussão de temas atuais que inquietam a população. Um participante ao afirmar que “A droga é um problema de saúde, e cidadania é apoiar os jovens em projetos para liberá-los das drogas” elucida as preocupações da universidade. Estabelecer escuta ativa junto à população é estratégia para o cumprimento da missão institucional e fortalece os elos com a comunidade. A presença espontânea da comunidade demonstrou que conselheiros e usuários do sistema de saúde têm a PUC Minas Betim como referência de espaço de formação cidadã.As proposições elaboradas permitirão que a universidade conheça, ainda mais, a comunidade em que está inserida e que elabore de suas atividades de extensão voltada para as demandas da população local. Proposição reconhecida com a inserção dessa estratégia nas Semanas de Planejamento.

Referências


 

RIO DE JANEIRO. Café com Ideias: Intersetorialidade para Promoção da Saúde. Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (CPAI/SPS/SUBPAV/SMS-RJ).

Disponível em: <http://elosdasaude.wordpress.com/2012/11/26/cafe-com-ideias-intersetorialidade-para-promocao-da-saude/>>. Acesso em 10 de outubro de 2014.

 

 

SORATTO, Jacks; WITT, Regina Rigatto; FARIA, Eliana Marília. Participação popular e controle social em saúde: desafios da Estratégia Saúde da Família. Physis,  Rio de Janeiro ,  v. 20, n. 4, Dec.  2010 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312010000400009&lng=en&nrm=iso>. access on  20  Mar.  2015.