Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: COMPRENDENDO OS DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ARTICULAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NO MUNICIPIO DE SÃO LUIS - MA
JOELSON DOS SANTOS ALMEIDA, jonas alves cardoso, Giovanna de oliveira libório dourado, Cassandra Mirtes Andrade Rego Barros, Melicia Galeno Spindola, Jociane lopes da Costa

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este trabalho emerge a partir da vivência no projeto Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) que oportuniza a diversos estudantes de cursos de graduação a experiência de conhecer como funciona o SUS, dispositivos sociais, a rede de atenção à saúde. Realizado em São Luís/MA em Julho de 2015, proporcionando as vivências dos dispositivos da rede de atenção Psicossocial como: Hospital Nina Rodrigues, CAPS III, CAPS AD, cuida-se de usuários com transtorno mental, moradores de rua, chegando aos serviços de diversas formas, levados por familiares ou por terceiros em situação de crise. Proporcionar a vivência dos dispositivos da rede (RAPS), os desafios da atuação do profissional e despertar a reflexão crítica a respeito da rede. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um relato de experiência, na qual utilizou o método da Observação direta a percepção da realidade concreta e entrevista informal com o responsável do serviço, com o intuito de coletar informações sobre a rotina do serviço, desafios e entraves do serviço. Participaram cerca de 40 estudantes de graduação todos imersos no projeto VER-SUS durante os 10 dias de vivência, trocando experiências sobre as vivências e utilizando-se de metodologias ativas para construção de saberes. RESULTADOS/ IMPACTOS: Entendeu-se que a rede no município necessita de maior articulação, que os usuários que entram por essa porta estão com o acompanhamento fragilizado. O ponto de deficiência na rede está na articulação/relação dos poderes estaduais e municipais. Faz-se necessário acompanhar o usuário para monitorá-lo e ofertar uma assistência em rede. Sendo fragilizado por embates políticos nesta articulação dificultando a articulação do serviço. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O programa VER-SUS permitiu discussão sobre a situação da saúde mental, a forma de cuidado e do atendimento a este público. São necessárias ações que visem melhoria da rede, articulação entre as esferas, maiores investimentos nos serviços, educação permanente em saúde e estrutura física adequada para oferta dos serviços.

Palavras-chave


Saúde Mental; Serviços de Saúde; Assistência a Saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Comissão de Representação do Movimento Estudantil da Área da Saúde. Projeto VER-SUS/Brasil: vivência e estágio na realidade do Sistema Único de Saúde do Brasil. Brasília, DF, 2003.

CAMPOS, R.T.O.; et al.; Avaliação da rede de centros de atenção psicossocial: entre a saúde coletiva e a saúde mental Rev Saúde Pública 2009;43(Supl. 1):16-22.

CANÔNICO, R.P.; BRÊTAS, A.C.P.; Significado do Programa Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área de saúde.Acta Paul Enferm 2008;21(2):256-61.

MENDES, E. V.; As redes de atenção à saúde. / Eugênio Vilaça Mendes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p.: il.

ROCHA, C. M. F. A experiência da realização do Projeto Piloto do VER-SUS/Brasil na visão das “equipes coordenadoras” municipais. 2004. Monografia (Especialização em Equipes Gestoras de Sistemas e Serviços de Saúde) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2004