Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Projeto de melhoria da graduação em Fisioterapia: conhecer para transformar
Lívio Matheus Aragão dos Prazeres, Ana Maria Braga de Oliveira, Aline Gonçalves Viana

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Campus Universitário Prof. Antônio Garcia Filho da Universidade Federal de Sergipe (UFS), localizado no município de Lagarto, nasceu com a ampliação do ensino superior no país por meio do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Nesse contexto, está inserido o Curso de Fisioterapia que utiliza de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem e busca formar profissionais comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A estrutura curricular do curso de Fisioterapia é modular. Os módulos no decorrer do curso crescem na complexidade de forma a garantir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva como preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia (BRASIL, 2002). Cada ano letivo constitui um bloco, sendo, o curso de Fisioterapia constituído por cinco blocos.  Dentre os destaques desse currículo, está a inserção dos alunos do primeiro ao quinto bloco no Sistema Único de Saúde para que os mesmos tenham ao final da graduação uma formação voltada às necessidades atuais da sociedade brasileira. Atualmente os estudantes estão indo para o último ano letivo. Considerando que o curso de graduação em Fisioterapia disponibiliza anualmente 50 vagas e tem duração de 5 anos, 250 alunos deveriam estar matriculados, entretanto, frequentam regularmente 206 estudantes. Dessa forma, é necessário conhecer o motivo pelo qual essas vagas não estão preenchidas. Assim, foi elaborado o projeto de melhoria da graduação no curso de Fisioterapia visando elencar as potencialidades e fragilidades do curso para melhorar a sua qualidade e, consequentemente, atender aos anseios dos estudantes e da sociedade. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo transversal, prospectivo, descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa (GIL, 2002). A amostra será constituída pelos professores e estudantes regularmente matriculados no curso no período compreendido entre setembro de 2015 a agosto de 2016. IMPACTOS: O levantamento dos dados, por meio dos questionários de Avaliação do Módulo; Avaliação do Bloco e Autoavaliação docente e discente, que servirão de subsídios para que o Departamento de Fisioterapia possa conhecer quais os pontos críticos do Curso, e dessa forma planejar soluções para os mesmos. No decorrer do projeto será implantada a Clínica Escola do Curso de Fisioterapia que funcionará como um espaço de articulação de saberes em prol da comunidade. Para aprimorar o projeto, os discentes bolsistas puderam elaborar algumas propostas, dentre elas está a inserção precoce dos alunos do 2º bloco na Clínica-Escola, através de visitas e observação do cenário de práticas, e estágio de extensão nas férias para que durante esse período, alunos interessados possam realizar atendimentos com supervisão dos professores. Essas propostas trarão inúmeros benefícios para a comunidade, ajudando a universidade a cumprir seu papel social. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A implementação de um projeto nesse âmbito, traz ao curso, a possibilidade de analisar a sua conjuntura atual quanto ao ensino em Fisioterapia na UFS-Lagarto, e assim promover estratégias para que o mesmo tenha um maior aperfeiçoamento e possa cumprir com as competências estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Palavras-chave


fisioterapia;