Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO NA VISITA DOMICILIAR
Mayara Athanázio Diogo, Marcelo Paraíso Alves

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


O estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo analisar os principais problemas que entravam a atividade profissional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na Estratégia Saúde da Família, no município de Angra dos Reis. A intenção foi de implementar uma proposta de educação permanente para ACS elaborada a partir do diagnóstico dos principais problemas enfrentados no município de Angra dos Reis. A pesquisa em questão foi realizada nos anos de 2012 a 2013 e como escopo metodológico, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando os seguintes instrumentos investigativos: caderno de campo, entrevista semiestruturada aplicada por intermédio de grupo focal direcionado aos enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família (ESF) do II distrito do município de Angra dos Reis, e, do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) do I e II distrito sanitário da cidade mencionada. No decorrer da investigação perceberam-se os seguintes aspectos: primeiro, que o agente é o profissional que consegue estabelecer um vínculo com a família, facilitando a ação da equipe da estratégia, tornando-se o elo da equipe com a comunidade; segundo, identificou-se a sobrecarga de tarefas realizadas pelos agentes, devido sua dificuldade em gerenciar o tempo, planejar e organizar suas atividades; terceiro, percebeu-se a dificuldade dos agentes na realização das visitas domiciliares em decorrência da falta de planejamento e organização. Nesse sentido, o produto criado destinado à superação de tal problema foi a proposta de Educação Permanente para os agentes comunitários, baseado na perspectiva freireana. Com a validação do produto verificou-se uma significativa melhora no desenvolvimento do trabalho dos agentes, pois foi possível perceber neles a autonomia para o planejamento de suas atividades e o gerenciamento do tempo e efetividade das visitas domiciliares.

Palavras-chave


Agentes Comunitários de Saúde;Educação Permanente; Planejamento.

Referências


AUGUSTIN, E. S. Planejamento pessoal como base e ligação para o planejamento estratégico organizacional. 2008. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, área de concentração em gerência da prdução. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2008. Disponível em: < ascavel. cpd.ufsm.br/tede/tde_arquivos/12/TDE-2008-12-02T140951Z-1778/Publico/EZIANESAMARAAUGUSTIN.pdf> Acessado: 15/12/12.

BACHILLI, R.G. et al. A identidade do agente comunitário de saúde: uma abordagem fenomenológica.Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.13 n.1, p.51-60, 2008.Disponível em< http:// www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413> Acessado: 04/11/12.

BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação.Referencial curricular para curso técnico de agente comunitário de saúde: área profissional saúde /Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.64 p.: il. color. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em< http://  bvsms.saude.gov.br/ publicações/ referencial _Curricular _ACS.pdf>Acessado: 11/07/12.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação em Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.

DALL’AGNOL, C.M; Trench, M. H. Grupos focais como estratégia metodológica em pesquisa na enfermagem. Rv. Gaúcha Enferm. v.20, n.1, p.5-25, jan,1999. Disponível em http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/23448/000265360.pdf?sequence=1 acessado 10/08/13.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ªed. Rio de Janeiro: Paz na Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais. Morfologia e História.São Paulo: Companhia das Letras,1989.

LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5ªed. São Paulo: Atlas,2008.

MEDEIROS, C.da S. O processo ensino- aprendizagem do agente comunitário de saúde: a interface entre a teoria e a prática. Rio de Janeiro- Estácio de Sá, 2008.110p. Dissertação (mestrado) – Programa de pós-graduação em saúde da família. Unoversidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em < http://www.ebookcult.com.br/produto/O_processo_ensino_aprendizagem_do_agente_comunitario_de_saude_a_interface_entre_teoria_e_pratica-7333> Acessado:12/12/12.