Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM GRUPOS DE UMA COMUNIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Martha Helena Teixeira de Souza, Camila Biazus Dalcin, Dirce Stein Backes, Scharllet Gasperi

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


APRESENTAÇÃO: A construção de um sistema de serviços de saúde democrático – universal, igualitário e integral – constitui um processo social e político que se realiza por meio de formulação de políticas públicas voltadas para a saúde, mas também, e essencialmente, no cotidiano dos serviços de saúde (ALVES, 2005). Neste contexto da rotina do desenvolvimento das ações dos serviços de saúde, encontra-se a educação em saúde. A educação em saúde é um processo de ensino-aprendizagem que visa à promoção da saúde, e o profissional dessa área é o principal mediador para que isto ocorra. Destaca-se que o mesmo é um educador preparado para propor estratégias, no intuito de oferecer caminhos que possibilitem transformações nas pessoas/comunidades (PEDRO, 2000). Trata-se de um recurso por meio do qual o conhecimento cientificamente produzido no campo da saúde, intermediado pelos profissionais de saúde, atinge a vida cotidiana das pessoas, uma vez que a compreensão dos condicionantes do processo saúde-doença oferece subsídios para a adoção de novos hábitos e condutas de saúde (ALVES, 2005). A atuação de profissionais de saúde com educação em saúde ocorre em diferentes cenários. Na rede de serviços junto ao Sistema Único de Saúde – SUS percebe-se que esses profissionais aproximam-se da realidade dos usuários dos serviços, facilitando troca de saberes e experiências entre a população e profissionais de saúde, visto que cada um detém seu saber. A prática de educação com os usuários visa à prevenção de doenças, à promoção da saúde e favorece a autonomia da população envolvida, buscando torna-los sujeitos ativos e transformadores de sua realidade. Neste contexto, faz-se necessário ampliar as possibilidades de capacitação e potencialização dos profissionais de saúde para trabalhar ações de saúde, baseadas em um compromisso ético e humanizado (CECCIM, FEUERWERKER, 2004). O presente trabalho teve por objetivo relatar a experiência do trabalho de educação em saúde de docentes e discentes dos cursos de enfermagem e medicina com grupos de uma comunidade do município de Santa Maria/RS. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Este estudo foi do tipo relato de experiência desenvolvido a partir de ações de educação em saúde de acadêmicos dos cursos da saúde do Centro Universitário Franciscano – UNIFRA, junto a uma comunidade do município de Santa Maria/RS atendida por Unidade Básica de Saúde com Estratégia de Saúde da Família. Durante a realização de atividades práticas de acadêmicos de enfermagem e medicina é possibilitada a participação em grupos de mulheres, hipertensos e adolescentes, visando trabalhar diferentes temas sugeridos pelos participantes. O trabalho foi desenvolvido no período de março e abril de 2015. Para tanto, participaram de ação realizada em grupos que se reúnem desde o ano de 2004 nesta localidade. São grupos de mulheres e hipertensos, que se reúnem nas terças-feiras para troca de saberes. O contato com os adolescentes ocorreu na escola da comunidade e o tema principal foi a interferência do meio ambiente na saúde da comunidade. Em todas as situações utilizou-se da modalidade de rodas de conversas, possibilitando uma maior integração dos docentes, discentes e população envolvidos. Ao final de cada reunião eram entregues materiais educativos criados com a participação de todos. RESULTADOS: No grupo de mulheres, os principais temas abordados foram a sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção do câncer de colo uterino e de mamas, violência, drogas, direitos femininos e cidadania. No grupo de hipertensos houve também a participação de acadêmicos da farmácia no qual explicaram como agem os chás no organismo. Os acadêmicos da área da saúde, além de prestarem informações aos usuários presentes no grupo, preencheram a carteira do hipertenso, falaram sobre os efeitos dos medicamentos e a importância dos exercícios físicos, estimulando a realização do grupo de caminhada na comunidade. Durante a realização das atividades educativas nos grupos, a sugestão de temas para as próximas reuniões surge da fala dos participantes, os quais priorizam temas que podem produzir mudanças em suas rotinas, favorecendo a saúde da comunidade. A atividade de educação em saúde com grupos na escola da comunidade foi organizada em parceria com os professores da instituição e o tema proposto foi a importância do cuidado com o meio ambiente para promoção da saúde. Os acadêmicos perceberam durante as atividades a importância da troca de saberes durante as reuniões com os grupos, fortalecendo o vínculo, ampliando o olhar para saúde além do aspecto biológico, possibilitando que problemas sociais sejam discutidos e as soluções sejam buscadas em grupo, fortalecendo a autonomia da comunidade envolvida. Após a realização destas atividades os acadêmicos dos cursos da saúde perceberam também que as ações de educação em saúde estão apoiadas no conceito de promoção da saúde, que trata de processos que abrangem a participação de toda a população no contexto de sua vida cotidiana e não apenas das pessoas sob risco de adoecer. Essa noção está baseada em um conceito de saúde ampliado, considerado como fatores importantes neste processo o acesso à alimentação, escolaridade, moradia, ao trabalho, transporte entre outros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir do trabalho de educação em saúde com grupos da comunidade é possível constatar a importância da participação de discentes da área da saúde em ações que propiciem o contato mais próximo da população, atendendo suas necessidades de acordo com sua realidade. As reuniões em grupo são eficazes para esclarecerem dúvidas não apenas sobre patologias, mas sobre o funcionamento da rede do SUS, discutir problemas da comunidade, direitos dos cidadãos, entre outros. Por meio das reuniões em grupo e a integração com a comunidade, profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde, acadêmicos de outros cursos da área da saúde, pode-se considerar a relevância destas ações, trazendo uma experiência aos acadêmicos, futuros profissionais, que atuem de acordo com a realidade da população que procura pelos serviços de saúde.

Palavras-chave


profissionais de saúde, educação, saúde

Referências


ALVES, VÂNIA SAMPAIO. Um modelo de educação em saúde para o Programa Saúde da Família: pela integralidade da atenção e reorientação do modelo assistencial. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.9, n.16, p.39-52, set.2004/fev.2005

CECCIM RB; FEUERWERKER, LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão,atenção e controle social. Physis-Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 41-66,2004.

PEDRO, ENR. Vivências e (con)vivências de crianças portadoras de HIV/AIDS e seus familiares: implicações educacionais (tese). Porto Alegre (RS): Faculdade de Educação, PUC, RS; 2000.