Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A IMPORTÂNCIA DO PET-SAÚDE NA CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR DIFERENCIADO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Ronize Fernandes Silva, Eddie William de Pinho Santana, Glaucia Posso Lima, Ana Kelly Adriano Viana

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Ao pensar em novas e diferentes práticas em saúde, torna-se imprescindível que tais mudanças, só serão possíveis com a formação de novos profissionais envolvidos com o contexto histórico-social, atuando na perspectiva de atenção à saúde de forma intersetorial. Na tentativa de repensar a formação do profissional de saúde, o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC), em parceria, lançaram o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). Para complementar a atuação do Pró-Saúde, o MS criou, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). O PET-Saúde caracteriza-se como uma estratégia do Pró-Saúde para fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas prioritárias para o SUS, inserindo os estudantes das graduações em saúde nos espaços dos serviços. O presente trabalho objetiva apresentar, com base nas vivências dos acadêmicos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) na Rede de Atenção em Saúde Materno Infantil de Pacatuba/CE, nos últimos dois anos, a importância do Pró-Saúde/PET-Saúde na formação profissional dos acadêmicos. As ações desenvolvidas inseriram os acadêmicos na realidade da Rede de Saúde de Pacatuba, composta por dezenove equipes de atenção básica, dois núcleos de apoio à saúde da família, treze equipes de saúde bucal, um hospital municipal e a secretaria de saúde, os quais seis receberam o Pró-Saúde/PET-Saúde. Foram desenvolvidas as seguintes atividades no programa: Levantamento bibliográfico; Leitura, discussão e fichamento de artigos; Capacitação em pesquisa qualitativa e quantitativa; Pesquisa de campo: pré-teste e coleta dos dados; Participação na de análise dos dados, redação dos resultados e elaboração dos relatórios; Levantamento de dados demográficos e epidemiológicos de gestantes, puérperas e crianças até dois anos de idade; Inserção no território; Acompanhamento do fluxo de atendimento nos níveis de atenção; Para interagir com a comunidade, adotamos oficinas como estratégia de ação e nelas combinamos atividades em grupo, rodas de conversa, apresentação dialogada, vídeos, dinâmicas para articular ensino, pesquisa e extensão e estimularem a reflexão da formação dos monitores. As interações estimularam a troca de conhecimentos, a interdisciplinaridade, a postura crítica e reflexiva de todos os envolvidos nesse processo. Muitas dificuldades perpassam essa trajetória: questões físicas, estruturais, perfil do usuário, às vezes analfabeto, não concomitância de horários entre monitor, preceptor e serviço de saúde, gestão local. Contudo, percebemos o sucesso das ações do Pró-Saúde/PET-Saúde. A interdisciplinaridade, a pesquisa e a integração ensino, serviço e comunidade, proporcionadas às atividades realizadas por esse programa incentivam a constante aproximação do perfil do profissional às necessidades e às políticas públicas de saúde do país.  Considera-se que o Pró-Saúde/PET-Saúde da UECE, é uma estratégia que permite a formação dos futuros profissionais de saúde por favorecer momentos de proximidade com a realidade da população e dos serviços de saúde, gerando novos olhares para as necessidades do sujeito, desenvolvendo potencialidades para enfrentar as limitações, criando possibilidades e soluções cabíveis para a melhoria na qualidade dos serviços de saúde. Contribui assim para a formação de um novo perfil de profissionais de saúde mais qualificados, preocupados com suas responsabilidades sociais e seu enfrentamento.

Palavras-chave


PET Saúde, Formação profissional, profissionais da saúde, UECE.

Referências


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