Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
REESTRUTURAÇÃO DO FLUXO DE ACIDENTE DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO À MATERIAL BIOLÓGICO NA AUTARQUIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE LONDRINA-PR
Maria Eneida Almeida, Édson Satoshi Miyazato, Henrique Massamiti Yamamoto

Última alteração: 2015-12-08

Resumo


No município de Londrina as ações de vigilância à saúde do trabalhador são potencializadas pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador – NAST, sediado na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Dentre suas atribuições está a análise epidemiológica dos agravos em saúde do trabalhador além do registro dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no banco de dados do SINAN. O número de notificações de acidente com exposição à material biológico vem apresentando um aumento nos últimos anos e, mesmo com essa tendência evidenciamos que, particularmente em relação aos servidores municipais, tem ocorrido uma diminuição no número de notificações desse tipo de acidente, que é um dos que mais acometem essa população trabalhadora, sendo motivo de afastamento e adoecimento. Objetivo: este estudo objetiva rever, reestruturar e divulgar o fluxo de atendimento de Acidentes de Trabalho com Exposição à Material Biológico para servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. Este estudo classifica-se como qualiquantitativo de abordagem exploratória, descritivo e transversal. A população deste estudo são os serviços de saúde municipais de todas as regiões da área urbana e rural de Londrina. Ou seja, em todo local de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde onde possa ocorrer acidentes de trabalho com exposição à material biológico, tais como: Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Maternidade Municipal, Laboratório Municipal e outras unidades. Espera-se contribuir para a sensibilização dos servidores quanto à prevenção de acidentes com exposição a material biológico e, quando de sua ocorrência, que esses servidores tenham um acesso mais rápido para evitar a soroconversão, bem como a adesão ao acompanhamento pós-acidente, enriquecendo a qualidade das informações epidemiológicas de notificação desse agravo.

Palavras-chave


saúde do trabalhador; acidentes de trabalho com material biológico; servidores públicos municipais

Referências


BRASIL. Lei 8.080 de 19 de Setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços. Brasília: DF: Senado. 1990.

Brasil. (2006) Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Notificação de acidentes de trabalho com exposição a material biológico. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL (2012). Ministério da Saúde. Portaria nº 1.823, lançada em 23 de agosto de 2012. Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora/PNSTT.

SILVA, D.M.P.P.da; MARZIALE, M.H.P. Absenteísmo de trabalhadores de enfermagem em um hospital universitário. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 5, p. 44-51, outubro 2000.

SÊCCO, I. A. O. et al. Epidemiologia dos acidentes de trabalho com material biológico na equipe de enfermagem de hospital público do Paraná. UNOPAR. Cient. Ciênc. Biol. Saúde, Londrina, v. 4, n. 1, p. 37-43, out. 2002.

SÊCCO, I. A. O. et al. As notificações de acidentes de trabalho com material biológico entre trabalhadores da equipe de enfermagem de hospital-escola público. UNOPAR. Cient. Ciênc. Biol. Saúde, Londrina, v. 5/6, n. 1, p. 89-95, out. 2004.