Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIAS FISIOTERAPÊUTICAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: UMA OPORTUNIDADE PARA A PROMOÇÃO DA CORRESPONSABILIZAÇÃO DOS USUÁRIOS
Aline Josiane Waclawovsky, Tania Cristina Malezan Fleig

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


Apresentação: A inserção do fisioterapeuta na Atenção Primária em Saúde deve ser  permeada por ações tanto no âmbito individual como coletivo que contemplem promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde, diante das Políticas Públicas de Saúde, interagindo fortemente com a população, suas condições de saúde, e determinantes sociais de saúde. A partir da década de 90 a participação da fisioterapia na Atenção Primária em Saúde passou a ser estimulada pelas instituições representativas. Os objetivos iniciais foram o acompanhamento das Políticas Públicas de investimento e ainda possibilitar espaço para este profissional na Atenção Básica, além de propiciar a adaptação dos currículos de graduação às Diretrizes Curriculares e à participação em programas de residência multiprofissional. Porém, apesar de todo este incentivo e a despeito dos regulamentos formativos que determinam que o fisioterapeuta pode e deve desenvolver suas atividades em todos os níveis de atenção à saúde, a atuação deste profissional na atenção primária ainda é pouco realizada. Descrição da experiência: Durante as 384 horas de inserção como fisioterapeuta residente em uma unidade básica de saúde (UBS) do município de Santa Cruz do Sul-RS, realizaram-se atividades de acolhimento ao usuário, consultas fisioterapêuticas, assistência/visitas domiciliares e atividades de grupo. Desenvolveram-se deste modo, propostas terapêuticas, desde as ações de promoção e prevenção de saúde, registradas no plano terapêutico, bem como ações de tratamento e reabilitação, seja no âmbito individual – na unidade básica ou na assistência domiciliar -, seja no âmbito da coletividade – assistência em grupo.  Efeitos alcançados e recomendações: Apesar do fisioterapeuta carregar o "estigma de reabilitador", decorrente de seu contexto histórico, é cada vez mais importante e fundamental que este profissional atue no sentido de promover a saúde, evitando doenças e agravos e instigando mudanças no estilo de vida das pessoas. Dessa forma, todos os momentos vivenciados na UBS foram desenvolvidos com o intuito de promover a corresponsabilização dos usuários pelos cuidados com a saúde. Estas ações foram realizadas por meio de orientações e diálogos com os usuários sobre os mais variados temas, que envolviam a queixa principal do sujeito e os meios para sua resolução e/ou minimização, e ainda, hábitos saudáveis de vida. Cabe destacar ainda, que essa responsabilização pelo cuidado é um dos dispositivos do SUS, e tem como objetivo principal a mudança do modelo assistencial ofertado aos cidadãos. Diante desta perspectiva, a vivência na UBS foi uma experiência única, que permitiu a humanização da assistência por meio da construção de trocas solidárias, mantendo o comprometimento com a produção da saúde e de sujeitos corresponsáveis pela condição de saúde individual e coletiva.

Palavras-chave


Atenção Primária; Fisioterapia; Corresponsabilização

Referências


LOURES, Liliany Fontes; SILVA, Maria Cecília de Souza. A interface entre o trabalho do agente comunitário de saúde e do fisioterapeuta na atenção básica à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 2155-2164, 2010.

PORTES, Leonardo Henriques et al. Atuação do fisioterapeuta na Atenção Básica à Saúde: Uma revisão da literatura brasileira. Rev. APS, Juiz de Fora, v. 14, n. 1, p. 111-119, jan./mar., 2011.