Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A experiência da docência em ensino superior durante a residência em saúde coletiva
Wellington Bruno Araujo Duarte, Plínia Manuella de Santana Maciel, Priscila Rossany de Lira Guimarães Portella, Laís de Souza Monteiro, Rodrigo do Nascimento Dias de Oliveira, Elan José de Lima, Juliana dos Santos Lima, Fabricya Cavalcante dos Santos

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


Introdução: A Residência de Saúde Coletiva da Universidade de Pernambuco é vinculada à Faculdade de Ciências Médicas e recebe o apoio pedagógico de professores que integram seu corpo docente, tendo inclusa em sua matriz curricular a prática da docência em ensino superior como forma de inserir o residente nas práticas pedagógicas ainda durante a especialização, pois, um dos grandes intuitos do curso é formar gestores para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) tendo capacidade de exercer a docência nos campos de prática da saúde, conforme a lei orgânica da saúde orienta (BRASIL, 1990). Uma das práticas de docência ocorre no módulo “Atenção Primária à saúde 1”, oferecido no primeiro período do curso de graduação em medicina dessa Universidade, que fazendo parte de um eixo prático-construtivista, tem entre os objetivos que o estudante de medicina possa compreender a determinação social da saúde enfocando o ambiente, as condições de vida, os processos produtivos, de trabalho e padrões de consumo; a complexidade da causalidade em saúde e as condições de trabalho das equipes da atenção primária à saúde; e refletir a importância da Atenção Primária à Saúde em atendimento aos princípios e diretrizes do SUS. O módulo reúne aulas na Universidade e práticas em territórios estratégicos, como o das Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), no município de Recife, PE, ao longo de um semestre.  Objetivo: O objetivo deste relato é descrever a experiência do residente de saúde coletiva nas práticas de docência do ensino superior no módulo de Atenção Primária à Saúde (APS1). Metodologia A metodologia utilizada foi de relato de experiência a partir dos registros de falas em reuniões, aulas, anotações em diários de campo e registros fotográficos. Resultados: O residente aproximou-se dos conteúdos sobre docência em ensino superior e educação popular em saúde através da disciplina “metodologia do ensino em saúde”, presente em sua matriz curricular. Após isto, inseriu-se no módulo participando das reuniões com o corpo docente para contribuição com o projeto político pedagógico do módulo e capacitação dos preceptores dos campos de prática. Participou do processo de ensino-aprendizagem sob a denominação de tutor, junto aos alunos e os preceptores nos territórios de práticas, além de participar das aulas teóricas na Universidade, observando e contribuindo com os assuntos tratados. Considerações Finais: É importante a participação do residente de saúde coletiva na docência, e, neste caso, em Atenção Primária à saúde, pois este é um profissional em formação para a gestão do SUS e precisa estar habilitado também para o processo de ensino-aprendizagem nos diversos campos de trabalho. Além disso, tem a oportunidade trocar conhecimentos com os preceptores (profissionais da ESF, do Programa de Saúde Ambiental etc), e aproxima-se do território das equipes de saúde, garantindo aprendizado sobre a gestão do modelo de saúde vigente, fazendo análises críticas da situação encontrada, contribuindo para o aprendizado e uma visão abrangente do estudante de medicina a cerca dos processos de saúde-doença e dos serviços de saúde que servirão para sua futura inserção neles.

Palavras-chave


saúde coletiva; ensino em saúde; atenção primária à saúde

Referências


BRASIL.  Diário Oficial da  União.  Lei  nº  8080/90. Dispõe sobre as condições para promoção,  proteção e recuperação da saúde, a organização e o financiamento dos serviços correspondentes e da outras providências. Brasília ­ DF, 19 de setembro de 1990.