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A experiência da docência em ensino superior durante a residência em saúde coletiva
Última alteração: 2015-10-28
Resumo
Introdução: A Residência de Saúde Coletiva da Universidade de Pernambuco é vinculada à Faculdade de Ciências Médicas e recebe o apoio pedagógico de professores que integram seu corpo docente, tendo inclusa em sua matriz curricular a prática da docência em ensino superior como forma de inserir o residente nas práticas pedagógicas ainda durante a especialização, pois, um dos grandes intuitos do curso é formar gestores para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) tendo capacidade de exercer a docência nos campos de prática da saúde, conforme a lei orgânica da saúde orienta (BRASIL, 1990). Uma das práticas de docência ocorre no módulo “Atenção Primária à saúde 1”, oferecido no primeiro período do curso de graduação em medicina dessa Universidade, que fazendo parte de um eixo prático-construtivista, tem entre os objetivos que o estudante de medicina possa compreender a determinação social da saúde enfocando o ambiente, as condições de vida, os processos produtivos, de trabalho e padrões de consumo; a complexidade da causalidade em saúde e as condições de trabalho das equipes da atenção primária à saúde; e refletir a importância da Atenção Primária à Saúde em atendimento aos princípios e diretrizes do SUS. O módulo reúne aulas na Universidade e práticas em territórios estratégicos, como o das Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), no município de Recife, PE, ao longo de um semestre. Objetivo: O objetivo deste relato é descrever a experiência do residente de saúde coletiva nas práticas de docência do ensino superior no módulo de Atenção Primária à Saúde (APS1). Metodologia A metodologia utilizada foi de relato de experiência a partir dos registros de falas em reuniões, aulas, anotações em diários de campo e registros fotográficos. Resultados: O residente aproximou-se dos conteúdos sobre docência em ensino superior e educação popular em saúde através da disciplina “metodologia do ensino em saúde”, presente em sua matriz curricular. Após isto, inseriu-se no módulo participando das reuniões com o corpo docente para contribuição com o projeto político pedagógico do módulo e capacitação dos preceptores dos campos de prática. Participou do processo de ensino-aprendizagem sob a denominação de tutor, junto aos alunos e os preceptores nos territórios de práticas, além de participar das aulas teóricas na Universidade, observando e contribuindo com os assuntos tratados. Considerações Finais: É importante a participação do residente de saúde coletiva na docência, e, neste caso, em Atenção Primária à saúde, pois este é um profissional em formação para a gestão do SUS e precisa estar habilitado também para o processo de ensino-aprendizagem nos diversos campos de trabalho. Além disso, tem a oportunidade trocar conhecimentos com os preceptores (profissionais da ESF, do Programa de Saúde Ambiental etc), e aproxima-se do território das equipes de saúde, garantindo aprendizado sobre a gestão do modelo de saúde vigente, fazendo análises críticas da situação encontrada, contribuindo para o aprendizado e uma visão abrangente do estudante de medicina a cerca dos processos de saúde-doença e dos serviços de saúde que servirão para sua futura inserção neles.
Palavras-chave
saúde coletiva; ensino em saúde; atenção primária à saúde
Referências
BRASIL. Diário Oficial da União. Lei nº 8080/90. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o financiamento dos serviços correspondentes e da outras providências. Brasília DF, 19 de setembro de 1990.