Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Contribuição dos estágios não curriculares na formação acadêmica em saúde
Elaine Basílio dos santos, Dennifer da Rocha da silva, Tainara de Souza Santos, Luisa Virginia Matos Lopo

Última alteração: 2015-10-22

Resumo


A formação acadêmica no âmbito da saúde não se constitui apenas com saberes técnicos, mas também a partir de práticas e experiências vivenciadas no decorrer da formação, Nesse entendimento, o estágio “Permanecer SUS” foi criado em 2008 visando o fortalecimento da política nacional de humanização, tendo em vista a melhoria do atendimento nas emergências de grandes hospitais da Rede publica de Salvador. Neste âmbito, então, este estudo tratará de um relato de experiência vivenciado por discentes da graduação de enfermagem da Universidade do Estado da Bahia em um estágio não curricular disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, intitulado Permanecer SUS. Assim o objetivo do presente trabalho é relatar a partir da observação o impacto das experiências vivenciadas durante o exercício do estágio e suas contribuições para a formação acadêmica enquanto futuras profissionais de saúde. Atuamos na porta de entrada das unidades estabelecendo o primeiro contato com o usuário onde devemos manter a descrição, orientar quanto às normas e rotinas da unidade, encaminhamento para redes internas e externas, entre outras questões mantendo a escuta qualificada para atender da melhor forma as demandas que nos são ofertadas. Vivenciando algumas variáveis ao observar e realizar o acolhimento em determinadas emergências de grandes unidades de saúde de salvador percebe-se o quanto o serviço e suas burocracias dificultam a acessibilidade do usuário ao sistema de saúde, como a longa espera devido à falta de leitos, dos problemas estruturais e dos desconfortáveis processos de trabalho, uma questão nos faz refletir é o fato dos usuários e seus acompanhantes terem a necessidade de alguém para escutar suas demandas, explicar qual a situação da super lotação e dar um conforto emocional torna a longa espera mais agradável e transmite uma sensação de segurança diante de qualquer possível intercorrência. Porém, enquanto estagiárias do programa permanecer SUS reconhecemos que humanizar o atendimento não é sempre uma empreitada fácil, pois constantemente encontramos usuários que não conseguem compreender os problemas das unidades e até mesmo a resistência de alguns profissionais de saúde, tornando muitas vezes difícil prosseguir e dar resolubilidade aos casos, apesar das barreiras e dificuldades existentes, é sempre necessário transpor e encontrar motivações todos os dias.  Assim, é mister ter sempre em vista que existe um ser humano em situação de vulnerabilidade que precisa ser assistido de alguma forma, seja tecnicamente pelos profissionais de saúde ou emocionalmente frente ao contexto e as particularidades vivenciadas por cada um deles. Ter a oportunidade de estagiar no programa nos possibilitou uma vivencia especial no SUS, pois foi a partir deste que pudemos refletir as possibilidades de atuação enquanto futuras enfermeiras e perceber a importância da articulação entre os diversos setores de uma unidade, todos interligados com o objetivo de produzir saúde. Este programa tem contribuído significativamente pra a formação acadêmica dos discentes da área de saúde, pois o mesmo tem proporcionado a todos que atuam no programa vivenciar experiências impares frente aos usuários, profissionais e unidades de saúde do SUS, expondo aos discentes as diversas áreas de atuação na saúde publica. 

Palavras-chave


humanização da assistência; Saúde pública; SUS; formação profissional

Referências


BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde. HumanizaSUS; política nacional de humanização PNH. 1ª edição, 1ª reimpressão.  Brasília – DF 2013. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto.pdf>. Acesso em: 11 set. 2015.

BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de atenção à saúde. Cadernos humanizaSUS. Volume 1 formação e intervenção série B. Textos básicos de saúde. Brasília - DF 2010 volume 1 formação e intervenção disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_humanizasus.pdf>. Acesso em: 11 set. 2015.

Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde. Disponível em: <http://www.saude.ba.gov.br/iperba/index.php?Option=com_content&view=article&id=346&itemid=263>. Acesso em: 11 set. 2015.