Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO: UM TRABALHO DE INTERVENÇÃO NA UBS CARLOS MAZALLA EM VILHENA/RO
Sorgalim Benavides Garcia, Ana Cecília Demarqui Machado, Ulises Estrada Chacón

Última alteração: 2016-01-19

Resumo


O leite materno é o melhor alimento para a criança nos primeiros meses de vida (0-6 meses). No entanto, observa-se que essa prática não é comum em grande parte dos municípios brasileiros. Na Estratégia da Saúde da Família (ESF) Anjo Ariel, no Setor 19, município de Vilhena/RO, existem poucas informações quanto à adesão das mães no ato de amamentar. Observou-se que nas consultas de Puericultura e Pré-Natal as mães e gestantes mostraram nenhum ou pouco interesse em amamentar os seus bebes. A equipe de trabalho observou como prática mais frequente uma amamentação de forma mista. Sabendo que toda unidade básica de saúde pode se tornar uma Unidade Básica Amiga da Amamentação, a referida unidade resolveu formar e criar grupos de apoio à amamentação com gestantes e mães de crianças de até um ano de idade. O projeto de intervenção contou com a participação dos profissionais da ESF Anjo Ariel (médica, enfermeira, odontóloga, técnicos de enfermagem e agentes de saúde) com quem foram realizados dois encontros num intervalo de três dias, no mês de novembro, para a aplicação do instrumento de coleta da informação sem definição inicial do número máximo de participantes. Nesses encontros, ocorreram rodas de conversa e depoimentos. Realizamos oito encontros, entre os meses de novembro a março. De acordo com os depoimentos pode-se concluir que houve interesse geral quanto à importância da amamentação, assim como o uso de técnicas corretas para essa prática. Estes momentos serviram de incentivo na criação de um grupo de apoio na nossa Unidade, como instrumento de divulgação para a população, destacando os benefícios para mãe-filho.

Palavras-chave


Amamentação, Educação em Saúde, Estratégia de Saúde da Família.

Referências


  1. Ramos CV, Almeida JAG. Alegações maternas para o desmame: estúdio qualitativo. J pediatria 2013; 79 (5): 385-90.

 

  1. Brasil.Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília (DF): Editora do Ministério da Saúde; 2009. (Série A. Normas e Manuais Técnicos), (Cadernos de Atenção Básica; n. 23).

 

  1. Organização Mundial da Saúde. Estratégia global para a alimentação de lactentes e crianças de primeira infância. http://www.ibfan.org.br/documentos (acessado em 28/Dezembro/2014).

  1. FONSECA, E.L.,MARCON,S. S. Percepção de mães sobre o cuidado domiciliar prestado ao bebe nascido com baixo peso. Rev. Bras. Enferm. [online ]. 2011; 64 (1): 11-17. [acessoem2Dezembro 2014].

 

  1. SILVA, k L.,RODRIGUES, AT. Ações intersetoriaies para a promoção de Saúde na Estratégia Saúde da Família: experiências, desafios e possibilidade. Rev. Brás. Enferm, Brasília, v 63, n.5, 2010.

  1. Vivancos RBZ, Leite AM, Furtado MCC, Góes FSN, Haas VJ, Scochi CGS.     Feeding newborns after hospital discharge from a Baby-Friendly Health Care     Institution. Acta paul. enferm. [online].2008. [acesso em 28 Dezembros 2014]; 21(3): 439-443. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ape/v21n3/09.pdf.

 

  1. Sociedade Brasileira de Pediatria. Rondônia comemora SMAM e promove saúde mamária. SBP Amamentação 2005; (3): 3-5.

 

  1. Marques NM, Lira PIC, Lima MC, Silva NL, Batista Filho M, Huttly SRA.Breastfeeding and early weaning practices in Northeast Brazil: a     longitudinalstudy.  Pediatrics 2001; 108: e66 Disponível em:     RL:http://pediatrics.org/cgi/content/full/108/4/e66.

 

  1. Lacerda N. Fatores maternos, suporte de serviços de saúde e apoio social: um estudo sobre o aleitamento materno da Zona da Mata Meridional de Pernambuco. [dissertação. mestrado]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; 1999.

 

10.  Wenzel, Daniela. Aleitamento materno: estudo nacional da prevalência e determinantes no Brasil, nas macro-regiões e áreas urbanas e rurais. Faculdade de saúde publica (FSP). Tese de Doutorado 2010.