Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EDUCAÇÃO PERMANENTE NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Giselle de Santana Vilasboas Dantas, Diego Henrique dos Santos Silva, Sheila de Andrade Souza, Tauane Fátima Silva Amaral, Jaine Kareny da Silva

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Apresentação: O Infarto Agudo do Miocárdio é a principal cardiopatia que acomete e causa morte na população mundial e brasileira, e o rápido atendimento da equipe de saúde ou profissional habilitado pode minimizar sequelas e evitar danos severos. Nesse sentido, procedeu-se a realização de um projeto de extensão com o objetivo de qualificar os profissionais de saúde da rede de atenção básica no tocante a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em adultos e crianças, por entender a carência desse suporte teórico a essa equipe que lida diariamente com o atendimento de pessoas que possuem fatores de risco favoráveis a esse evento. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência descritivo sob a ótica dos acadêmicos de enfermagem durante as oficinas de capacitação de um projeto de extensão realizado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus XII durante o primeiro semestre de 2012. O principal instrumento de apoio foi o protocolo da American Heart Association de 2010, que ainda é utilizado como guia assistencial nos serviço de urgência e emergência. As oficinas ocorreram em 18 encontros na UNEB - Campus XII com aulas teóricas e práticas para elucidar a temática abordada. Foi entregue individualmente um material de apoio para os profissionais de nível médio (agentes comunitários de saúde, recepcionistas, vigilantes e motoristas) e superior (enfermeiros, médicos e dentistas) para consulta periódica. Resultados: Os participantes de nível médio (leigos) não conheciam as manobras de RCP e os profissionais da saúde de nível superior descrevam insegurança na realização das manobras por se tratar de uma prática assistencial pouco comum. Todos os profissionais da atenção básica confirmaram a importância da educação permanente em serviço, pois já atenderam pessoas em parada cardiorrespiratória e reconheceram a carência na base de formação acadêmica e laboral. Todos participantes apontaram aspectos positivos nas oficinas ofertadas pelo projeto de extensão e descrevem que se sentem mais seguros para prestar uma assistência com qualidade. Considerações finais: A educação permanente é uma estratégia que fornece base teórica e prática para auxiliar na aquisição de novos conhecimentos ou aperfeiçoamento de uma temática específica. Contudo, não deve se limitar a ações pontuais, visto que a ausência da prática constante reduz a habilidade assistencial e pode trazer prejuízos significativos da assistência prestada, principalmente quando a vítima se encontra em risco eminente de prejuízos à vida. Portanto, sugere-se que o Núcleo de Educação Permanente da Atenção Básica atente-se para implantar cursos periódicos, também, de situações de risco uma vez que o preparo dos profissionais transcendem os consultórios e visitas de rotina nas residências.

Palavras-chave


Educação Continuada. Serviços Pré-hospitalares. Sistemas de Saúde.

Referências


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