Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Capacidade resolutiva dos serviços frente às necessidades de saúde: percepções das usuárias
MAÍRA ROSSETTO, Helga Geremias Gouveia, Maria Luiza Machado, Rafaela Roque Queiroz, Dora Lucia Leidens Correa de Oliveira

Última alteração: 2015-12-16

Resumo


INTRODUÇÃO: No Brasil, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) constitui-se como uma proposta de reorganização da Atenção Básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial para aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas. Este estudo buscou analisar a percepção das mulheres sobre a resolução de suas necessidades de saúde enquanto usuárias da consulta ginecológica. A “consulta ginecológica” é definida neste estudo como um encontro entre usuária e profissionais de saúde orientados por uma abordagem clínica ampliada e por tecnologias leves (MERHY, 2002), ao valorizar suas necessidades singulares de saúde para além das queixas, sinais e sintomas relacionados à sexualidade, à reprodução e à dimensão biofisiológica de sua saúde. MÉTODO: Estudo qualitativo exploratório-descritivo, integrante da pesquisa “Uso de tecnologias de integralidade no cuidado às mulheres no âmbito da rede de atenção básica: análise de cenários em relação à consulta ginecológica” que busca analisar, em escala nacional e tendo como foco empírico a rede de atenção básica, os cenários da consulta ginecológica e a potencialidade deste dispositivo para produzir atenção integral. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A etapa aqui descrita foi desenvolvida em dois municípios do Rio Grande do Sul, selecionados após análise de indicadores de acesso e qualidade da atenção à saúde das mulheres, por estudo epidemiológico descritivo ecológico. O município A foi identificado como situação extremo-negativa e o município B como extremo-positiva. Os dados foram coletados de agosto de 2013 a abril de 2014, por meio de Grupo Focal com 22 usuárias, maiores de 18 anos. A interpretação dos dados foi orientada pela análise de conteúdo temática (MINAYO, 2013). RESULTADOS: as usuárias referem satisfação com o tipo de profissional que realiza o atendimento, bem como com o vínculo que estabelecem com o serviço de saúde e com o profissional. A relação de respeito e escuta entre profissionais e usuários faz a diferença entre as práticas das ações de saúde, apesar das queixas existentes que precisam ser consideradas para um efetivo acolhimento. Como insatisfação referem a perda de material coletado para exame bem como a demora no retorno dos resultados. CONCLUSÃO: Este estudo evidenciou a necessidade da atenção primária atuar de maneira resolutiva garantindo adequados fluxos e rotinas nas unidades de saúde, garantindo a qualidade da atenção e a integralidade.

Palavras-chave


Saude da mulher, consulta ginecologica, integralidade