Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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AÇÕES INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO E SAÚDE NA COMUNIDADE: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA
Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho, Lia Dias da Costa, Graziela Alebrant Mendes, Nara Marisco, Cristiane Giacomolli, Elisete Cristina Krabbe, Milene Almeida Ribas

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Introdução: A Secretaria Municipal de Educação e Saúde de Tupanciretã/RS e o Centro de Atendimento ao Educando (CAE) da cidade, em parceria com a Universidade de Cruz Alta, realizaram no dia 07 de novembro de 2014 a 3ª Feira de Saúde. A Casa de Cultura Mariano Beck e a Praça Coronel Lima receberam o evento, que reuniu estudantes da rede pública local e comunidade em geral, em uma grande convergência cultural, coordenada por diversos atores da saúde e da educação. Peduzzi (2005) desenvolve o conceito de trabalho em equipe como uma modalidade de trabalho coletivo, em que se configura a relação recíproca entre as intervenções técnicas e a interação dos agentes, a busca de consenso com base na prática comunicativa, isto é, na comunicação orientada para o entendimento, permite a construção de um projeto assistencial mais adequado às necessidades de saúde da comunidade, ao invés de apenas reiterar o projeto técnico dado a priori. Diversas ações de proteção, promoção e prevenção que integram saúde e educação foram efetivadas no evento. Os profissionais que estiveram participando do evento atenderam tanto o público jovem, como adultos e idosos, movimentando de forma surpreendente e positiva a cidade de Tupanciretã/RS. Objetivo foi de integrar acadêmicos da saúde na comunidade proporcionando a formação de profissionais habilitados a compreender a saúde da população no contexto da atenção básica, além de capacitá-los a atuar de forma interdisciplinar em ações de promoção e prevenção da saúde. A definição de uma política municipal de educação em saúde, especialmente se pautada pelos princípios da educação popular, tem o papel importante de induzir novas práticas nos serviços de saúde, propiciando uma valorização do saber popular e do usuário, fazendo ver aos profissionais o caráter educativo das ações de saúde, facilitando a participação de importantes atores sociais da comunidade no processo de construção da saúde (ALBUQUERQUE, 2004). Descrição da experiência Projeto PIBEX/UNICRUZ, no qual participaram uma população em torno de 2.000 pessoas: alunos da rede pública, Grupo Gestor Municipal (GGM/SPE) e comunidade em geral. Todas as intervenções e atividades foram executadas na praça central da cidade pelos acadêmicos dos cursos da saúde da UNICRUZ (Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Medicina Veterinária e Estética e Cosmetologia). Ações buscando diagnósticos, promovendo conhecimentos para a melhoria da saúde, levando à reflexão e tomada de atitudes impactantes numa melhor qualidade de vida foram efetivadas.   Resultados e/ou Impactos: O curso de Biomedicina trabalhou informações gerais sobre a prevenção e controle dos diabetes e hipertensão arterial, além de outras dicas de saúde. Aplicou teste de tipagem sanguínea, glicose, no qual 66 pessoas participaram, sendo 53,03% (n=35) do gênero feminino e 46,97% (n=31) do gênero masculino. Com o percentual de idade de 12 a 78 anos. Deste percentual 23% (n=15) estavam em jejum, e o restante 77% (n=51) não estava. Das pessoas participantes, 15% (n=10) tem diabetes e 85% (n=56) não possuía a doença. O curso de Enfermagem deu orientações de como fazer o autoexame de mama e aferiu da pressão arterial. Do autoexame de mama, 53 pessoas participaram, de 13 a 72 anos, sendo 6% (n=3) do sexo masculino e 94% (n=50) do sexo feminino, entre elas 18% (n=9) fazem o autoexame em casa, o restante 82% (n=41) somente em consultório. Com referência a pressão arterial, 118 pessoas participaram, de 13 a 79 anos, sendo 32% (n=38) do sexo masculino e 68% (n= 80) do sexo feminino. Os valores considerados normais: pressão sistólica entre 10 e 14 cm de Hg (100 e 140 mm) e pressão diastólica entre 6 e 9 cm de Hg (60 e 90 mm), entre eles 18% (n=21) estavam com a pressão arterial alterada e 82% (n=97) estavam com a pressão normal. Do público participante, 32% (n=38) fazem uso de medicação e 68% (n=80) não fazem uso de medicação. O curso de Medicina Veterinária trabalhou informações gerais sobre zoonoses (doenças e infecções transmitidas para o homem através dos animais), 203 participantes, sendo 68% (n=138) do gênero feminino e 32% (n=65) do gênero masculino, 9% (n=18) diziam saber o que são zoonoses e 91% (n=185) diz não saber. Somente com o conhecimento podemos prevenir as zoonoses. Portanto é preciso a mudança de atitude, que deve ser estimulada entre as crianças, adolescentes e adultos jovens na escola e na comunidade. Sabemos que há carência de trabalhos educativos com a comunidade sobre a promoção do bem-estar animal e o controle de zoonoses (SOTO et al., 2006). Acreditamos que o conhecimento transmitido pelos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária orientando medidas de prevenção e promoção da saúde a toda a comunidade escolar contribuirá para que zoonoses deixem de ser um problema grave de saúde pública. O curso de Estética e Cosmética, aproveitou o dia ensolarado e quente e orientou a forma correta de se usar o protetor solar e evitar o câncer de pele, devido a seu fator, pelas grandes incidências de raios UVA/UVB e também realizaram atividades com o público, como limpeza de pele, sobrancelhas e maquiagem. Já o curso de Fisioterapia realizou uma Oficina Pedagógica coordenada pelos  acadêmicos do curso, atuantes no Projeto Potoc da Prevenção, Projeto do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UNICRUZ), foi uma das principais atrações da Feira da Saúde de Tupanciretã. A Oficina Pedagógica, tinha como tema "Alunos do ensino fundamental e médio: conhecimento e preconceito sobre o HPV". O Projeto “Potoc da Prevenção” resultou na criação de um concurso estudantil de painéis. A competição educativa mobilizou alunos do Ensino Fundamental e Médio. Totalizou 11 trabalhos apresentados pelas escolas, três foram premiados e um recebeu menção honrosa de criatividade. Considerações Finais: O trabalho desenvolvido se mostrou bastante proveitoso tanto para a comunidade quanto para os estudantes participantes. O trabalho revelou que práticas interdisciplinares podem ser o fio condutor para facilitação da integração entre formação e serviço, na qual o cuidado integral, de acordo com as necessidades sociais da população, requer o compromisso de todos seus atores. Os profissionais que estiveram participando do evento atenderam tanto o público jovem, como adultos e idosos. A participação de ambos em diversas ações de proteção, promoção, prevenção e assistência que integram saúde e educação contribuiu para o fortalecimento de uma cultura de valorização da vida e promoção à saúde que inclui a prevenção e o acesso aos recursos necessários para a sua efetivação.

Palavras-chave


Educação. Saúde. Comunidade. Interdisciplinaridade.

Referências


ALBUQUERQUE, P. C.; STOTZ, E. N. A educação popular na atenção básica à saúde. Revista Interface, v.8, 2004.

PEDUZZI, M. A participação da comunidade na equipe de saúde da família. Como estabelecer um projeto comum entre trabalhadores e usuários? Revista Ciência & Saúde Coletiva, v 10, Rio de Janeiro: RJ, 2005.

SOTO, F. R. M. et al. Avaliação de experiência com programa educativo de posse responsável em cães e gatos em escolas públicas do ensino fundamental da zona rural do Município de Ibiúnam, SP. Brasil. Rev. Ciência em Extensão, v. 2, n. 2, p. 10-20, jun./dez. 2006.