Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Diagnóstico Participativo da situação sócio econômica dos grupos e/ou empreendimentos econômicos solidários da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de São Paulo
Ana Luisa Aranha e Silva, Thais Fernandes Rojas, Ricardo Santoro, Júlia Bazani da Silva, Evelyn Sayeg, Fernanda Braz Tobias de Aguiar, Lucy Aparecida de Oliveira, Heloisa Garcia Claro

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Esta pesquisa participante, de corte transversal e de caráter censitário está realizando o Diagnóstico Participativo da situação sócio econômica dos grupos e/ou empreendimentos econômicos solidários da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de São Paulo. As Redes de Saúde Mental e Economia Solidária são movimentos sociais organizados que têm o objetivo de aumentar o potencial de renda dos trabalhadores que são usuários dos serviços de saúde mental por meio da inclusão produtiva; produzir autonomia, emancipação e exercício da cidadania; reduzir a situação de vulnerabilidade pessoal e social; fomentar a lógica do trabalho cooperado e associado; e resgatar valores da cultura local com formas sustentáveis de produção. Objetivos da pesquisa: Realizar o diagnóstico da situação sócio econômica dos empreendimentos econômicos solidários da Rede de Saúde Mental e Economia Solidária do Estado de São Paulo; Aplicar o Instrumento diagnóstico, participativo e socioeconômico nos grupos e/ou empreendimentos participantes do projeto em todas as regiões de abrangência da Rede; Elaborar relatório de sistematização e avaliação dos dados levantados; Elaborar relatório de análise de viabilidade econômica dos grupos e/ou empreendimentos diagnosticados. Métodos: O número corresponde a cerca de 150 projetos de geração de trabalho e renda, oficinas de trabalho ou empreendimentos econômicos solidários vinculados à Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de São Paulo, organizada em 07 (sete) regiões do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de Instrumento de Coleta de Dados desenvolvido pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos de Saúde Mental e Economia Solidária da EEUSP (Anexo). Os dados foram hospedados na Plataforma Google Drive para construção e alimentação do banco de dados e realização de tratamento dos dados pelo Microsoft Excel. A análise dos dados utilizou o Software SPSS, Versão 20.0. A realização do Diagnóstico Participativo da situação socioeconômica dos grupos de geração de trabalho e renda, oficinas de trabalho e/ou empreendimentos econômicos solidários desenvolvidos nos serviços e saúde mental, públicos ou privados, ou independentes, e que são vinculados à Rede de Saúde Mental e Economia Solidária de São Paulo é uma ação fundamental para o avanço de suas organizações, para a eleição de metas que aperfeiçoem suas atividades econômicas e para o aprimoramento das políticas públicas para o setor. O presente estudo teve início após a submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da USP segundo as diretrizes da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde. Está em fase de conclusão de coleta dos dados: deadline em 18 de setembro de 2015. Os dados serão apresentados no Congresso da Rede Unida.

Palavras-chave


saúde mental, economia solidária, extensão universitária

Referências


  1. Aranha e Silva AL, Ballan C. Um projeto peripatético: os caminhos d´O Bar Bibitantã. In: VI Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos, 2007, Buenos Aires. Anais, 2007.
  2. Aranha e Silva AL, Barros ALM, Meola ME, Ballan C. O Bar Bibitantã: projeto de geração de trabalho e renda. In: X Congresso Latinoamericano de Medicina Social, IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, XIV Congress of de Internacional Association of Health Policy, 2007, Salvador. Eqüidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização, 2007. v. 1. p. 2584.
  3. Aranha e Silva AL, Barros ALM, Meola ME, Mota TD, Ballan C. O Bar Bibitantã: geração de projetos de vida, trabalho e renda. In: 5º Congreso Internacional Salud Mental y Derechos Humanos, 2006, Buenos Aires. Livro de programa, 2006.
  4. Aranha e Silva AL. A construção de um projeto de extensão universitária no contexto das políticas públicas: saúde mental e economia solidária [tese] Livre-Docência. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2012.
  5. Aranha e Silva AL. Projeto de Pesquisa: Rede de Economia Solidária e Saúde Mental. Edital NCTM/CNPQ/CT- Saúde/MS/SCTIE/DECIT nº 003/2008.
  6. Ballan C, Aranha e Silva AL. Um projeto peripatético: os caminhos d’O Bar Bibitantã. In: 11.ª Mostra de Monografias da EEUSP, 2007, São Paulo. Anais, 2007.
  7. Ballan C. O livro das receitas d'O Bar Bibitantã: conquistas e desafios na construção de um empreendimento econômico solidário na rede pública de atenção à saúde mental no município de São Paulo [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2010.
  8. Barros S, Bichaff R. Desafios para a desinstitucionalização: censo psicosocial dos moradores em hospitais psiquiátricos do Estado de São Paulo. São Paulo: FUNDAP: Secretaira da Saúde, 2008. 170p.
  9. Basaglia F. La condena de ser loco y pobre – alternativas al manicômio. 1 Ed. Buenos Aires: Topiá; 2008.
  10. Brandão CR. Pesquisa Participante. 6 ed. São Paulo: Editora Brasiliense; 1986.
  11. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Atenção à Saúde. Legislação em Saúde Mental 1990 – 2004. 5a edição ampliada. Série E. Legislação de Saúde. Brasília – DF; 2004.
  12. Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. Atlas da Economia Solidária no Brasil 2005. Brasília: SENAES; 2006.
  13. Freire P. Extensão ou comunicação? 13 ed. São Paulo: Paz e Terra; 2006.
  14. Magri MM, Aranha e Silva AL, Barros ALM, Meola ME, Ballan C. Inserção no trabalho de pessoas em desvantagem social: O Bar Bibitantã. In: VI Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos, 2007, Buenos Aires. Anais, 2007.
  15. Magri MM. A construção do direito ao trabalho no campo da saúde mental e a Economia Solidária. [monografia]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2008.
  16. Monteiro de Barros AL. Cuidar em liberdade: o cuidado em saúde mental de usuário cumprindo medida de segurança em CAPS III. [dissertação]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2013.
  17. Mota TD, Aranha e Silva AL. As necessidades de saúde da perspectiva dos usuários de um serviço comunitário de saúde mental. In: X Congresso Latinoamericano de Medicina Social, IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, XIV Congress of de Internacional Association of Health Policy, 2007, Salvador. Eqüidade, Ética, e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização, 2007. v. 1. p. 2407.
  18. Mota TD, Aranha e Silva AL. Necessidades de Saúde. In: 5º Congreso Internacional Salud Mental y Derechos Humanos, 2006, Buenos Aires. Livro de programa, 2006.
  19. Mota TD. As necessidades de saúde da perspectiva dos usuários de um serviço comunitário. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7134/tde-20042007-101132/ 17-12-2007, 14284 bytes
  20. Pujol ALS. Estudo sobre o impacto do exercício do trabalho solidário na vida de usuários de serviços públicos de saúde mental: a experiência d’O Bar Bibitantã [monografia]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2011.
  21. Saito AD. A complexa passagem d’O Bar Bibitantã: de projeto de geração de trabalho e renda à proto-cooperativa social [monografia]. São Paulo: Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo; 2012.
  22. Singer P. Economia solidária. Estud. av. vol. [Internet]. 2008 [citado 2012 mar. 22]; 22(62):289-314. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142008000100020
  23. Singer P. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo; 2002.