Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR NA SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA POR MEIO DO PET-SAÚDE
Viviane Silva Borghi, Mayumi Letícia Tissiani Tsuge, Roberta Silva de Paola, Dâmilie Catharine Monteiro Gardim, Patricia David Charro, Osvaldinete Lopes de Oliveira Silva, Valéria Rodrigues Lacerda, Gustavo Christofoletti

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Apresentação: O PET-Saúde vislumbra uma política governamental que visa estimular práticas multidisciplinares no SUS, incentivando a formação precoce do aluno nesta realidade. As ações do Pet-Saúde UFMS foram delimitadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, MS, segundo as demandas da população. Desenvolvimento: O grupo “Saúde da Mulher e da Criança” teve suas atividades desenvolvidas entre 2012 e 2013, e foi formado por acadêmicos de medicina, enfermagem, odontologia, fisioterapia, farmácia e nutrição, além dos preceptores e tutores. As reuniões quinzenais possuíam a finalidade de organizar o rodízio nos cenários práticos no município de Campo Grande (Unidade Básica de Saúde da Família Alves Pereira, Centro de Especialidades Infantil, Centro de Atendimento à Mulher), promover discussões e análise de casos com temas relevantes para a saúde materno infantil. As atividades práticas envolveram visitas domiciliares às puérperas, apresentações sobre Rede Cegonha e participação em reuniões do Conselho Gestor Distrital. Foram desenvolvidas atividades educativas sobre a prevenção de câncer de colo de útero e mama, e os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de um grupo multidisciplinar para crianças obesas e suas famílias a fim de promover hábitos de vida saudáveis e combater a obesidade infantil. Impactos: O rodízio nos cenários de prática permitiu que os acadêmicos tivessem vivências nas realidades da atenção básica, a porta de entrada ao sistema de saúde, e também na especializada.  A convivência multidisciplinar possibilitou "horizontar” o saber dentre diversas áreas. As dificuldades do SUS foram vivenciadas, como por exemplo a escassez de materiais e profissionais, fatos associados ao tempo de espera para agendamento de consultas. Considerações: O PET-Saúde demonstrou a importância de se criar uma disciplina de graduação comum a todos os cursos da área da saúde, com práticas de metodologias ativas baseadas em casos problemas – a ser explorada na ótica interdisciplinar.   Também contribuiu para a vida acadêmica e formação de futuros profissionais humanizados, capacitados a trabalhar em equipe e a atender as reais necessidades da população. 

Palavras-chave


1)PET-Saúde; 2)Multidisciplinaridade; 3)Saúde materno infantil

Referências


BRASIL. Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília,1990.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. ABC do SUS-Doutrinas e Princípios. Brasília, 1990.

BRASIL. Portaria Interministerial Nº 1.802, de 26 de agosto de 2008. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET - Saúde. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, 2008.

BRASIL. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília,2011.