Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE TRABALHO NA VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BLUMENAU/SC
Marinês Finco, João Luiz Gurgel Calvet da Silveira, Judite Hennemann Bertoncini, Silvana Januario Jorge, Juliana Antoniutti Brantes de Arruda

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


O processo de trabalho em saúde como trabalho vivo, possibilita práticas criadoras com o uso de tecnologias para atender às necessidades em saúde. As conferências de saúde são um espaço privilegiado para alcançar os direitos sociais e o direito constitucional à saúde. O objetivo deste trabalho é relatar a participação de mestrandos na VIII Conferência Municipal de Saúde de Blumenau, como atividade de campo da disciplina Processos de Trabalho nos Serviços de Saúde do Mestrado em Saúde Coletiva da FURB, com a finalidade de refletir sobre os conceitos e fundamentos relacionados a este processo de trabalho. A atividade de campo ocorreu nos dias 29 e 30 de maio de 2015, sob o tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Os mestrandos participaram da abertura do evento e após escolheram dois eixos temáticos, onde foram discutidas as propostas. Os Eixos escolhidos foram: Eixo 6 - de Informação, Educação e política de Comunicação no SUS; e Eixo 4 - Financiamento do SUS e relação Público-Privado. Neste último Eixo também foram incluídos pela organização mais dois Eixos: Eixo 7 - Ciência, tecnologia e inovação no SUS, e Eixo 3 - Valorização do trabalho e Educação em saúde. Observou-se a participação de todos os segmentos representativos estabelecidos pela Lei 8.142/90 durante a Conferência. Percebeu-se nas discussões pouco conhecimento sobre os temas, inclusive sobre a legislação vigente e a política pública de saúde.  A dinâmica da Conferência promoveu a participação de todos os presentes, garantindo o processo democrático. Em alguns momentos ocorreram desentendimentos por divergência de ideias e interesses. A dominância do segmento dos profissionais de saúde foi visível nos grupos de discussão, seguida pelo grupo dos usuários, e um posicionamento mais tímido por parte da gestão. Analisando a Conferência sob os aspectos do processo de trabalho em saúde, o objeto de trabalho foi a política pública de saúde, com finalidade de construir propostas para aprimoramento e consolidação do Sistema Único de Saúde Público e Universal. Os agentes do processo de trabalho analisado foram os usuários, profissionais e gestores e prestadores de serviços. O produto da Conferência constituiu-se em um relatório contendo a proposta para política de saúde aprovada pela plenária final a ser debatida nas Conferências Estadual e Nacional de Saúde. Como mestrandos foi uma experiência enriquecedora a construção do aprendizado na saúde coletiva, uma vez que possibilitou a compreensão significativa dos conceitos teóricos e como profissionais de saúde a possibilidade de participar de uma Conferência de Saúde.

Palavras-chave


Processo de trabalho; Conferência de Saúde; Participação popular.

Referências


BRASIL, Constituição Federal de. "LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990." Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e sobre as transferências intragovernamentais de recursos financeiros na área da saúde (1990).