Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE ARCO ÍRIS DE BRASNORTE – MT
Vanessa Domiciano de Souza, Marisa Dias Rolan Loureiro, Eliana Maria Siqueira Carvalho

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


A Atenção Primária à Saúde (APS) deve ser o contato preferencial dos clientes com o sistema de saúde e, por isso, é um dos componentes fundamentais no atendimento. A atenção qualificada faz-se necessária para garantir ampliação do acesso, humanização da assistência, fortalecimento do vínculo entre usuários e profissionais de saúde, equidade e integralidade nas unidades de saúde. Busca-se otimizar o processo de trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer um atendimento resolutivo e satisfatório. Nesta perspectiva, o acolhimento se torna uma ferramenta indispensável para a reorganização do processo de trabalho em saúde, na medida em que possibilita a qualificação do acesso dos clientes aos serviços oferecidos pela equipe de saúde da família. O presente projeto de intervenção objetiva implantar uma estratégia de acolhimento com base em classificação de risco visando melhor acolhimento dos clientes. Para isso foram realizados fluxogramas de acordo com os riscos e escolha de um protocolo para priorização da atenção aos mais vulneráveis e com maior risco, em detrimento ao atendimento por ordem de chegada. Como resultado obtivemos maior aproximação dos clientes com a equipe, os atendimentos foram realizados de acordo os critérios clínicos estabelecidos no protocolo de acolhimento da unidade no tempo certo e de forma segura, ética e com qualidade. Diante das dificuldades que a equipe enfrentava com relação à demanda, a classificação de risco mostrou-se interessante como método de organização do processo de trabalho. O acolhimento com classificação de risco não quer dizer que todos os problemas de demanda estarão resolvidos, mas, tende organizar melhor o processo de trabalho, oferecendo mais humanização no atendimento. Os critérios hoje utilizados pela atenção primária são muitas vezes a prioridade dada individualmente pelo profissional, sem seguir critérios de avaliação objetivos, conclui-se que é imprescindível a utilização do acolhimento com classificação de risco na Unidade Básica de Saúde (UBS), pois além de passar segurança para toda equipe, também cumpre com os princípios que regem o Sistema Único de Saúde (SUS). Observou-se que muitos dos atendimentos podem descentralizar da figura do médico. Se a existência do acolhimento gerar cuidados para os clientes, com o tempo, provavelmente, eles irão defender mais essa rotina, aumentando suas chances de sucesso e, consequentemente fortalecendo a Atenção Básica.

Palavras-chave


Atenção Primária; Humanização; Acolhimento

Referências


Brasil. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituição.htm>.

Brasil. Diário Oficial da União. Lei nº 8080/90. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o financiamento dos serviços correspondentes e das outras providências. Brasília – DF, 19 setembro de 1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm>

Brasil. Diário Oficial da União. Lei nº 8142/90. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Brasília – DF, 28 de dezembro de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8142.htm>

Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Programa de Saúde da Família. Caderno 1: A implantação da Unidade de Saúde da Família. Brasília, 2000.

Castro, A. J. R.; Shimazaki, M. E. Protocolos clínicos para unidades básicas de saúde. Belo Horizonte: editora Gutenberg, 2006.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 648. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

Silva, P.M.; Barros, K.P.; Torres, H.C. Acolhimento com classificação de risco na atenção primária: percepção dos profissionais de enfermagem. REME – Rev. Min. Enferm.;12(2): 225-231, abr./jun., 2012.

Faria, H. et al; Processo de Trabalho em Saúde. Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. Belo horizonte: Nescon/UFMG, 2008.

Vasconcelos, M; Grillo, M.J.C.; Soares, S.M. Práticas educativas em Atenção Básica à Saúde: Tecnologias para abordagem ao indivíduo, família e comunidade. Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. Belo Horizonte: NESCON/UFMG, Editora UFMG, 2008.

Mafra, AA. et al. Demanda Espontânea na Atenção Primária à Saúde em Belo Horizonte. Recomendaçao para organização do processo de trabalho no nível local. Saúde da Família. SUS-BH. Prefeitura de Belo Horizonte. Belo Horizonte – MG. 2014. Pg8.

Brasil. Ministério da Saúde. Acolhimento a Demanda Espontânea. Queixas Mais Comuns na Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica. n 28. Vol.II. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Brasil. Ministério da Saúde. Acolhimento a Demanda Espontânea. Queixas Mais Comuns na Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica. n 28. Vol.I. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

Rodrigues, P.C.; Pedroso, L.C.S.; Oliveira, V.H.; Acolhimento com Classificação de Risco em Assistência Médica Ambulatorial (AMA). Atenção Primária à Saúde Santa Marcelina. São Paulo, 2008.