Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A NUTRIÇÃO DO VER-SUS EM DIANTE
Géssica de Oliveira Rodrigues, Andressa Carine Kretschmer

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Apresentação: O SUS-Sistema Único de Saúde é uma política recente, e ainda é comum graduandos não obterem embasamento teórico suficiente de suas complexidades através de suas grades curriculares e realidade prática. Desenvolvimento do trabalho: Alguns graduandos de cursos da área da saúde e afins buscam por localidades nas quais com periodicidade ocorre o programa VER-SUS-Vivências e Estágios na Realidade do SUS, com intuito de fortalecer o seu conhecimento prático, é o caso dos estudantes do Campi de Palmeira das Missões da UFSM-Universidade Federal de Santa Maria do Curso de Nutrição participantes da edição de 2014 da 15ª coordenadoria do Rio Grande do Sul. Resultados: Grande parte dos cursos considerados mais ‘’clínicos’’ tais como o curso de Nutrição possui o ensino de saúde pública brasileira em baixa carga horária. Alguns cursos da área da saúde, muitas vezes tendem a apresentar esta modalidade de ensino com carga horária maior, é o caso dos cursos mais voltados ao cuidado humano, tal como; Enfermagem do qual também muitas vezes focalizam parcialmente a graduação para a gestão em saúde. Quando os graduandos não compreendem as políticas com eficiência existe uma tendência de que quando formados tenham dificuldade de atuar no campo da saúde pública. Cabe salientar que a humanização em saúde, ‘’o ver em si o outro’’ ainda é uma carência das escolas formadoras. Adaptar-se às realidades principalmente das diferentes classes econômicas no que se refere a proposição da alimentação ainda é um desafio para os cursos de nutrição, isto se deve ao fato de a graduação ainda ser bastante orientada à área estética. A participação de acadêmicos do presente curso proporcionou uma visão diferenciada, humanizada e crítica, a qual dificilmente conquistar-se-ia pelas grades curriculares, também é concretização a vivência o empoderamento e o protagonismo, graduandos do curso participantes manifestaram o anseio de compor as executivas do curso de nutrição, Diretórios Acadêmicos, e Diretório Central do Estudante-DCE. Considerações Finais: Os acadêmicos participantes já são agentes transformadores da saúde, a constante busca pelo programa e o protagonismo são resultados da importância da manutenção do projeto.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Protagonismo; Sistema Único de Saúde