Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
OS DESAFIOS DA EXPERIÊNCIA DOCENTE: TEORIA, PRAXIS E COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA
elenita sureke abilio, conrado neves sathler, catia paranhos martins

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


As mudanças históricas da formação com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) trazem atualmente a exigência de um novo perfil profissional. Esse novo perfil direciona as necessidades de mudanças curriculares para atender as demandas pedagógicas do ensino que vislumbram competências e habilidades diferenciadas. A experiência descrita neste trabalho se refere a um projeto de extensão estruturado a partir da experiência docente em Psicologia da saúde na Faculdade Anhanguera de Dourados/MS, em parceria com os docentes do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e, ainda, desses mesmos docentes com seus pós-graduandos que se apresentam também como atores no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HUGD) o que expande o campo de análise da Saúde Coletiva. Para a graduação a proposta é pensar a formação dos alunos atendendo às necessidades de saúde e parâmetros da profissão, já para a RMS a proposta é ampliar o campo de análise das demandas advindas da prática do trabalho vivo em ato Merhy (2002) e intervir em casos com maior complexidade relativa à rede de saúde. A aposta se deu junto à Secretaria Municipal de Saúde de Dourados no investimento no projeto de extensão intitulado Acompanhamento e Apoio Técnico ao Programa Nacional de Melhoria de Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). A implementação do projeto se deu pela formação teórica e avaliação do processo com encontros presenciais de seus atores, estudos teóricos e discussão das práticas na experiência do estágio.

Palavras-chave


Psicologia da saúde. Ensino em saúde. Extensão universitária.

Referências


BAGNATO, M. H. S.; Recontextualização curricular no ensino da enfermagem. Currículo sem fronteiras. Volume 12, nº 3, pag. 173-179, set/dez 2012.

BRASIL (2011). Resolução CNE/CES nº 5, de 15 de março de 2011. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília-DF. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12991:diretrizes-curriculares-cursos-de-graduacao. Acesso: 21 de agosto de 2015.

CAMPOS, G. W. de S. Saúde pública e saúde coletiva: campo e núcleo de saberes e práticas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2000, vol.5, n.2, pp. 219-230. ISSN 1413-8123.

FEUERWERKER, L. C. M Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2014.174 p.

MARINHO-ARAUJO, C. M.  e  NEVES, M. M. B. da Justa. Psicologia Escolar e a formação continuada em serviço: encurtando distâncias entre teorias e práticas. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 56-71. ISSN 1415-711X.

MERHY E. E. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 3a Ed. São Paulo: Hucitec; 2002.

ROSSANI, E.; LAMPERT, J. Formação de Profissionais para o Sistema Único de Saúde e as Diretrizes Curriculares. Boletim da Saúde. Porto Alegre (RS), v. 18, p. 87-98, 2004.