Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: MOLDES, CORTES, COSTURAS, REMENDOS, ALINHAVOS E O DESAFIO DE VESTIR A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA
elenita sureke abilio, Maria José de Jesus Alves Cordeiro, conrado neves sathler

Última alteração: 2016-01-13

Resumo


Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o direcionamento político da Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) proposto pelas instâncias deliberativas, a partir do processo de implantação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (RMS-HU/UFGD), relatando a experiência da autora no programa como preceptora e como coordenadora. A proposta é discutir a Formação direcionando o foco para os programas de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), que estão em andamento desde o ano de 2005, gerido pela Portaria Interministerial MEC/MS nº. 2.117/05, fazendo um recorte a partir do processo de implantação do Programa a partir de 2009. A experiência na coordenação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) contribuiu para que a autora estivesse imbuída de intensas inquietações referentes ao compromisso com o Hospital como instituição executora, com as relações que se configuram nos cenários de prática, com a participação dos residentes em espaços de cogestão e à formação dos residentes para o SUS, centralizando para o processo de transição da graduação para a pós-graduação o qual a residência opera. A pesquisa é qualitativa e descritiva. A corrente teórica do movimento pós-estruturalista orientará a pesquisa por estar intimamente ligado ao pós-modernismo e que destaca como aporte teórico alguns autores da Saúde Coletiva e das teorias do Currículo. O trabalho traz em si, o discurso da desafiante função de estar num lugar nunca habitado e ter que desbravar esse campo por vezes florido, por muitas vezes minado. A formação dos profissionais de Saúde que atuam no SUS tem suscitado sempre grandes discussões e com isso a busca de estratégias pedagógicas que se adaptem às necessidades de saúde 

Palavras-chave


Residencia Multiprofissional em Saúde; Formação em Saúde

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