Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL REGIONAL DE GUANAMBI
Maria Alves da Silva, Cinoelia Leal de Souza, Beatriz Ledo Santana Oliveira, Clebiane Costa Melo Nogueira, Cristielli Jovanna Perreira de Souza, Dênio Carlos Ledo Bezerra, Lucélia Silva Cardaso, Márcia de Souza Alves

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O cuidado de enfermagem na atenção às urgências e emergências hospitalares requer conhecimento e educação permanente dos capacitados para prestar um cuidado de qualidade. Os casos de choque exigem a avaliação sistemática e contínua dos pacientes, e as intervenções necessárias durante os cuidados ao paciente em estado de choque demandam uma íntima colaboração de todos os membros da equipe de saúde, exigindo do enfermeiro habilidades específicas para a avaliação do atendimento do choque e ao significado das alterações que podem ocorrer. Os efeitos da privação de oxigênio são, inicialmente, reversíveis, mas rapidamente, tornam-se irreversíveis, resultando em morte celular sequencial e dano em órgãos-alvo, falência múltipla de órgãos e óbito (COSTA & ROCHA, 2014). O choque hipovolêmico é o tipo de choque mais comum, no qual ocorre uma diminuição do volume intravascular em torno de 15 a 25%, o que representa uma perda de 750 a 1.300 ml de sangue em uma pessoa de 70 kg. A prevenção primária do choque é o foco essencial do cuidado de enfermagem, e as intervenções gerais incluem: garantir a administração segura dos líquidos e medicamentos prescritos, bem como documentar suas ações. O tratamento visa restaurar o volume intravascular, redistribuir o volume hídrico e corrigir a causa básica (BRUNNER & SUDDARTH, 2009). Assim o presente projeto tem por objetivo realizar atividades educativas relacionadas aos cuidados de enfermagem em casos de urgência e emergência, sendo a primeira etapa focada no tema da atenção ao paciente em caso de choque hipovolêmico. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um projeto de extensão, realizado pelos estudantes e professores do Estágio Supervisionado II, do curso de Enfermagem da Faculdade de Guanambi. A abordagem foi realizada por meio de palestras, oficinas e discussões em grupo, no Hospital Regional de Guanambi, no estado da Bahia, no primeiro semestre do ano 2015. RESULTADOS: As ações de educação em saúde do presente projeto visam atualizar os profissionais de enfermagem para aturarem em urgência e emergência e também inserir o estudante nas práticas de educação nos serviços públicos de saúde, sendo notada a importância no desenvolvimento da estudante, na interação com a equipe e na avaliação positiva do projeto pelos profissionais de saúde da instituição. IMPLICAÇÕES: Notou-se, a partir da avaliação das oficinas junto aos profissionais de enfermagem forma sensibilizados quanto à importância de se atualizarem sobre os cuidados com o paciente em urgência e emergência, sobretudo sobre o choque hipovolêmico, além de ser percebida a necessidade da equipe de saúde ter ciência da importância da educação em saúde e do papel do estudante de saúde na sua própria formação, como sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a melhor atenção à saúde das pessoas.

Palavras-chave


Educação em saúde; Formação em saúde; Estágio curricular; Rede hospitalar.

Referências


COSTA, I. C.N.; ROCHA, A. K. L. Assistência de enfermagem a pacientes com diagnóstico de choque hipovolêmico. InterScientia, João Pessoa, v.2, n.1, p. 77-88, jan./abr. 2014.

 

SMELTZER, S. C.; BARE, B.G.; HINKLE, J. L.; CHEEVER, K. H. BRUNNER & SUDDARTH: Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 11ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.