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EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO HOSPITAL REGIONAL DE GUANAMBI
Última alteração: 2015-11-27
Resumo
APRESENTAÇÃO: O cuidado de enfermagem na atenção às urgências e emergências hospitalares requer conhecimento e educação permanente dos capacitados para prestar um cuidado de qualidade. Os casos de choque exigem a avaliação sistemática e contínua dos pacientes, e as intervenções necessárias durante os cuidados ao paciente em estado de choque demandam uma íntima colaboração de todos os membros da equipe de saúde, exigindo do enfermeiro habilidades específicas para a avaliação do atendimento do choque e ao significado das alterações que podem ocorrer. Os efeitos da privação de oxigênio são, inicialmente, reversíveis, mas rapidamente, tornam-se irreversíveis, resultando em morte celular sequencial e dano em órgãos-alvo, falência múltipla de órgãos e óbito (COSTA & ROCHA, 2014). O choque hipovolêmico é o tipo de choque mais comum, no qual ocorre uma diminuição do volume intravascular em torno de 15 a 25%, o que representa uma perda de 750 a 1.300 ml de sangue em uma pessoa de 70 kg. A prevenção primária do choque é o foco essencial do cuidado de enfermagem, e as intervenções gerais incluem: garantir a administração segura dos líquidos e medicamentos prescritos, bem como documentar suas ações. O tratamento visa restaurar o volume intravascular, redistribuir o volume hídrico e corrigir a causa básica (BRUNNER & SUDDARTH, 2009). Assim o presente projeto tem por objetivo realizar atividades educativas relacionadas aos cuidados de enfermagem em casos de urgência e emergência, sendo a primeira etapa focada no tema da atenção ao paciente em caso de choque hipovolêmico. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um projeto de extensão, realizado pelos estudantes e professores do Estágio Supervisionado II, do curso de Enfermagem da Faculdade de Guanambi. A abordagem foi realizada por meio de palestras, oficinas e discussões em grupo, no Hospital Regional de Guanambi, no estado da Bahia, no primeiro semestre do ano 2015. RESULTADOS: As ações de educação em saúde do presente projeto visam atualizar os profissionais de enfermagem para aturarem em urgência e emergência e também inserir o estudante nas práticas de educação nos serviços públicos de saúde, sendo notada a importância no desenvolvimento da estudante, na interação com a equipe e na avaliação positiva do projeto pelos profissionais de saúde da instituição. IMPLICAÇÕES: Notou-se, a partir da avaliação das oficinas junto aos profissionais de enfermagem forma sensibilizados quanto à importância de se atualizarem sobre os cuidados com o paciente em urgência e emergência, sobretudo sobre o choque hipovolêmico, além de ser percebida a necessidade da equipe de saúde ter ciência da importância da educação em saúde e do papel do estudante de saúde na sua própria formação, como sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a melhor atenção à saúde das pessoas.
Palavras-chave
Educação em saúde; Formação em saúde; Estágio curricular; Rede hospitalar.
Referências
COSTA, I. C.N.; ROCHA, A. K. L. Assistência de enfermagem a pacientes com diagnóstico de choque hipovolêmico. InterScientia, João Pessoa, v.2, n.1, p. 77-88, jan./abr. 2014.
SMELTZER, S. C.; BARE, B.G.; HINKLE, J. L.; CHEEVER, K. H. BRUNNER & SUDDARTH: Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 11ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.