Tamanho da fonte:
ATUAÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM FRENTE AO PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO. UMA ANÁLISE ERGONÔMICA REALIZADA EM UM HOSPITAL ORTOPÉDICO DA CIDADE DE MANAUS – AM
Última alteração: 2016-03-21
Resumo
Introdução: A precarização dos serviços de saúde sempre permeou a realidade dos profissionais de enfermagem, de forma que, a equipe de enfermagem sempre esteve exposta a atuar de forma multifuncional, além de sofrer com más condições de trabalho e empregabilidade instável.¹ Objetivo: Descrever sobre a atuação da equipe de enfermagem frente ao processo de precarização do trabalho através de uma análise ergonômica realizada em um hospital ortopédico da cidade de Manaus - Am. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, com a utilização do método observacional, descritivo, contextualizados às aulas de Enfermagem em Saúde do Trabalhador do curso de Enfermagem, no período de março a agosto de 2014, propondo-se a descrever a observação do trabalho da equipe de enfermagem que atuava na Central de Material Esterilizado (CME) e implantar a prática de atividades laborais no ambiente de trabalho dos profissionais. O instrumento utilizado foi a disponibilização de cartilhas explicativas anexadas ao local de trabalho e distribuídas entre a equipe. Resultados: A princípio observou-se que existiam vários fatores ergonômicos associados aos problemas organizacionais como dimensões mobiliárias, superlotação de funcionários, bem como a ausência de treinamentos como educação continuada. Observou-se também a sobrecarga de trabalho e elevado nível de estresse entre profissionais. Sendo assim, os acadêmicos desenvolveram cartilhas informativas explanando sobre a importâncias das atividades laborais e o desenvolvimento de boas práticas de atuação profissional evitando danos físicos futuros. Diante do exposto, a aplicação da ergonomia na área hospitalar tornou-se um instrumento indispensável à melhoria da qualidade da saúde de seus profissionais e da qualidade do serviço prestado por eles. Considerações finais: Portanto, devemos avaliar a adaptação das condições de trabalho às características físicas e psicológicas dos profissionais, além de realizar a análise ergonômica no ambiente de trabalho, abordando as condições laborais para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais.
Palavras-chave
Saúde do trabalhador; Enfermagem; Precarização dos serviços de saúde
Referências
¹ Silva LA et al. Enfermagem do trabalho e ergonomia: prevenção de agravos à saúde. Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro. 2011 abr/jun; 19(2): 317-23.