Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ENTRE POUCAS PRESCRIÇÕES E SUBVERSÕES: O JEITINHO DE FAZER SAÚDE DO AGENTE COMUNITÁRIO DE MANGUINHOS”
Eliane Chaves Vianna

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


Apresentação: Esta tese de doutorado possui como tema central o trabalho do ACS inserido na Estratégia Saúde da Família de Manguinhos. Aborda seu cotidiano de trabalho no tocante a seu jeito de fazer saúde, as construções por ele elaboradas na tentativa de lidar com as adversidades encontradas, além de discutir os possíveis agravos à saúde relacionados às suas condições de trabalho. Desenvolvimento do trabalho: privilegiamos o ponto de vista da atividade, demarcando o conceito de saúde proposto por Canguilhem, as contribuições da Psicodinâmica do Trabalho, da Ergologia e da Clínica da Atividade. Utilizamos a combinação de diferentes instrumentos metodológicos (qualitativos e quantitativos): o instrumento de coleta de dados denominado INSATS (Inquérito Saúde e Trabalho em Serviço), a observação participante e a entrevista em grupo. Os dados foram analisados a partir do enfoque qualitativo. Resultados: indicamos um “jeitinho” ACS de fazer saúde, baseado na flexibilidade, na criatividade e, principalmente, no pertencimento e solidariedade com a comunidade a que assiste e onde reside. Este pertencimento favorece o desgaste emocional, que pode vir a influenciar seu comportamento através de problemas como alteração de humor, estresse, depressão, tristeza ou ansiedade, mas, ao mesmo tempo, contribui para a construção do sentido do trabalho, possibilitando a transformação do sofrimento em prazer, constituindo-se na razão de sua permanência na profissão. Considerações finais: Nesta trajetória do “jeitinho” e do reconhecimento, vão transformando e recriando o sofrimento, em ações criativas e práticas, na tentativa de construírem saúde e vida – e não patologias – a partir do trabalho diário como ACS.  

Palavras-chave


Agente Comunitário de Saúde; Estratégia Saúde da Família; Trabalho em Saúde; Clínicas do Trabalho

Referências


BARROS-DUARTE, C.; CUNHA, L.; LACOMBLEZ, M. INSAT: uma proposta metodológica para análise dos efeitos das condições de trabalho sobre a saúde. Laboreal, v. 3, n. 2, p. 54-62. 2007.

_______; CUNHA L. 2010. INSAT 2010 - Inquérito Saúde e Trabalho: outras questões, novas relações. Laboreal, v. 6, n. 2, p. 19-26. 2010.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: ForenseUniversitária, 2009.

CAPONI, S. A saúde como objeto de reflexão filosófica. In: BAGRICHEVSKY,M.; PALMA, A.; ESTEVÃO, A. (Org.). A saúde em debate na EducaçãoFísica. Blumenau: Edibes, 2003. p. 115-136.

CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

 

DEJOURS, C. Inteligência operária e organização do trabalho: a propósito do modelo japonês de produção. In: HIRATA, H. (Org.). Sobre o "modelo" japonês: automatização, novas formas de organização e de relações de trabalho. São Paulo: EDUSP, 1993. 180

 

_______. Addendum: Da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. In: LANCMANN, S., SZNELWAR, L. I. (Org.). Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz/Brasília, DF: Paralelo15, 2008. p. 49-106.

_______. A avaliação do trabalho submetida à prova real. São Paulo: Blucher, 2008.

_______. Conferências brasileiras: identidade, reconhecimento e transgressão no trabalho. São Paulo: Fundap/EAESP/FGV, 1999.

_______. Psicopatologia do trabalho - Psicodinâmica do trabalho. Laboreal, v. 7, n. 1, p. 13-16. 2011.

______. Subjetividade, trabalho e ação. Revista Produção, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 27-34, set.-dez. 2004.

______. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro. Editora FGV, 2006.

 

SCHWARTZ, Y. Actividade. Laboreal, v. 1, n. 1, p. 63-64 dez. 2005.

______. Trabalho e gestão: níveis, critérios, instâncias. In: FIGUEIREDO, M.; et al. (Org.). Labirintos do trabalho: interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro: DP&A, 2004b. p. 23-36.

______; Durrive, L. (Org.). Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: EdUFF, 2010.