Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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AÇÃO EDUCATIVA SOBRE CHIKUNGUNYA PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Silvana Alves do Espi­rito Santo, Amanda Marques Bezerra, Priscila Marcheti Fiorin

Última alteração: 2015-11-30

Resumo


Apresentação: O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência das discentes, abordar a importância fundamental da conscientização na prevenção do combate ao vetor Aedes aegypti o transmissor da Chikungunya, propor a difusão dos conhecimentos apreendidos pelos discentes, estabelecendo o elo de intermediação entre a Universidade e os multiplicadores potenciais das informações para a comunidade. Desenvolvimento do trabalho: Na ação educativa com os Agentes Comunitários de saúde, no início da ação educativa nós nos apresentamos e posteriormente fizemos um “quebra gelo” com fósforo onde distribuímos um palito de fósforo para cada um e ao acender, cada um deveria dizer o seu respectivo nome e algum conhecimento prévio da doença. Em seguida, fizemos uma roda de conversa onde utilizamos slides no datashow e falamos sobre Chikungunya, sobre sua forma de transmissão, sinais e sintomas diferenciando da Dengue. Em todas as partes de nosso treinamento houve a participação dos Agentes Comunitários de Saúde que se mostraram muito interessados e preocupados com o assunto. Enfim, todos participaram contribuindo com suas experiências de trabalho no dia a dia com a população. Ao final da roda de conversa pedimos para que todos pegassem debaixo de suas cadeiras um papel em que estava escrito ACS ou morador. De acordo com o que estava escrito no papel de cada um, teriam que formar duplas de ACS e morador e deveríamos encenar um teatro com o que aprenderam na ação de como falariam com a população. Isso nos serviria para avaliação sobre a captação da informação prestada. Para avaliação deles em relação a nossa ação, entregamos um papel para que escrevessem uma palavra dizendo o que achou da ação. Nos papéis encontramos escritas as palavras: “esclarecedor, criativa, dinâmica, ótima, enriquecedora, produtiva, interessante, novidade, curiosa e gratificante”. Finalizamos a ação com uma confraternização em forma de café da manhã. Na segunda parte da ação educativa com os Técnicos de enfermagem e Auxiliares administrativos, nós apenas fizemos uma roda de conversa, a qual deveria ser breve. Foram utilizados os mesmos slides da apresentação anterior e como forma de avaliação fizemos um questionário de 5 questões com as seguintes perguntas: 1). A febre Chikungunya é causada pelo mesmo vírus da Dengue? 2). Chikungunya na língua Kimakonde significa “tornar-se encurvado” por causa das...? 3). Quais são os sinais e sintomas que a diferencia da Dengue? 4). Qual é a forma de transmissão da febre Chikungunya? 5).Cite duas formas de prevenção da Chikungunya. Com a avaliação, pudemos perceber que embora breve, havia ocorrido a absorção das informações.   Resultados e/ou impactos: Conscientização de amplo alcance e a condição social transformadora da disseminação de conhecimentos quanto à importância da prevenção no combate à Chikungunya.   Considerações finais: Nas duas partes da ação educativa tivemos um retorno positivo. Nas avaliações que realizamos percebemos que houve um aprendizado significativo e que aquelas pessoas se conscientizaram sobre a gravidade da doença.  

Palavras-chave


Chikungunya; Dengue; Aedes aegypti

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Perguntas e respostas sobre Chikungunya. Brasília, 2014. Disponível em:< http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/setembro/16/Perguntas-e-Respostas-sobre-Chikungunya.pdf> Acesso em: 02/12/14 às 20:03h.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Preparação e resposta à introdução do vírus Chikungunya no Brasil. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

 

SALGADO, L.B.; BULISANI, E.A.; BRAGA, N.R. & MIRANDA, M.A.C. de. Crotalária júncea. In: INSTITUTO AGRONÔMICO (Campinas). Instruções agrícolas para o Estado de São Paulo. 4. ed. Campinas, 1987. P.81-82. (Boletim, 200).