Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Democracia Digital e Governança Eletrônica: Que lugar ocupa a educação?
Natana Ester Silva Coelho

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


As tecnologias de informação (TICs) contemplam um fenômeno que tem se propagado no Brasil e em contextos internacionais. Tal fenômeno afeta a dinâmica social, influenciando de diferentes maneiras sua organização e interação. Neste contexto, surgem temas como governança eletrônica e democracia digital. Diante disso, o presente artigo pretende, através de revisão bibliográfica, discorrer sobre o tema da governança eletrônica e da democracia digital pela ótica das esferas governamentais e pela ótica da sociedade civil, conduzindo a discussão ao questionamento do papel da escola em tempos de era digital. O envolvimento político por parte da sociedade civil foi correlacionado com a garantia do acesso à informação dos cidadãos. Para ilustração do quadro atual da informatização das escolas da rede pública do município de Betim, foram utilizados dados do Sistema de Indicadores de Betim que apresentam números referentes à quantidade de escolas sem acesso a computadores com internet. Os dados mostram que houve, nos últimos três anos, crescimento na informatização das escolas neste município. A revisão demonstra que esferas governamentais já têm se apropriado do meio digital, todavia, em contrapartida, a população se mostra pouco participativa nos meios de discussão e envolvimento político. Diante de tal postura política assumida, levanta-se a reflexão sobre a locação da educação enquanto instituição formadora de cidadãos, nos meios digitais, situando a escola como meio promissor para a garantia do acesso à informação e informatização, e contributivo para a disseminação de ações democráticas por parte do Estado. 

Palavras-chave


Democracia Digital. Governança Eletrônica. Educação

Referências


GOMES, A democracia digital e o problema da participação civil na decisão política. In: Revista Fronteiras – estudos midiáticos, vol. VII, n. 3, p. 214-222, set./dez., 2005.

 

NABUCO, Ana Luiza; FERREIRA, Ana Lucia; FERREIRA, Rodrigo Nunes. A experiência do Orçamento Participativo Digital em Belo Horizonte: O Uso das Novas Tecnologias no Fortalecimento da Democracia Participativa. In: Informática Pública, ano 11, p. 139-155, 2009.

PINHO, José Antônio Gomes; IGLESIAS, Diego Moura; SOUZA, Ana Carolina Pereira de. Portais de Governo Eletrônico de Estados no Brasil: muita tecnologia e pouca democracia. In: 30º Encontro da ANPAD, set., 2006, Salvador/BA. Resumo dos trabalhos. Salvador: enANPAD, 2006, p.1-14.

ROVER, Aires José. A democracia digital possível. In: Revista Sequência, n.52, p.85-104, jul., 2006.

SAMPAIO, Carlos Eduardo Moreno; NESPOLI, Liliane Aranha Oliveira Vanessa. A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil. In: R. Bras. Est. Pedag., Brasília, v.86, n. 213/214, p.121-141, maio/dez., 2005.

SAMPAIO, Rafael Cardoso. Governança Eletrônica no Brasil: limites e possibilidades introduzidos pelo Orçamento Participativo na internet. In: Planejamento e políticas públicas, n.33, p.123-144, jul/dez, 2009.

SERAFIM, Lizandra. Controle Social: que caminhos?. In: Observatório dos Direitos do Cidadão/Equipe de Participação Cidadã, Instituto Pólis, São Paulo, jul.2008, s.p.

NOSSA BETIM. In: Sistema de Indicadores Intraurbanos de Betim. Disponível em: <http://nossabetim.org.br/indicadores/> Acesso em: 04 de jul. 2015.