Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O uso do cinema como estratégia educativa no ensino de farmacologia em enfermagem
Tatiane Geralda André, Bruna Beatriz Gonçalves Bruno, Priscila Rosa de Assumpção Costa, Karine Macedo de Oliveira, Rogério Dias Renovato

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


A farmacologia tem um papel relevante na formação do enfermeiro, visto que possibilita o conhecimento dos efeitos dos medicamentos, contribui para a administração correta, pelo controle da resposta do cliente e pelo auxílio na autoadministração. Dessa forma percebe-se que há muitas dificuldades enfrentadas pelos discentes de enfermagem em relação ao aprendizado na farmacologia, tornando-se um momento de ansiedade, visto a grande relevância, mas também dotada de considerável complexidade, pois envolve vários conhecimentos provenientes da fisiologia, bioquímica, histologia, biologia celular, microbiologia, patologia, imunologia e parasitologia. Nesse contexto, os docentes têm adotado a estratégia de recursos audiovisuais como filmes para promover o processo de ensino-aprendizagem em todas as instâncias. O uso do cinema na educação tem dado grandes resultados na melhoria do aprendizado e, portanto, utilizamos o cinema como estratégia didática e pedagógica, a fim de contribuir com processo educativo dos acadêmicos de enfermagem. O objetivo geral desse estudo foi analisar o uso do cinema como estratégia educativa no ensino de farmacologia aplicado à Enfermagem, tendo como objetivos específicos: Conhecer as percepções dos estudantes de enfermagem da disciplina de Farmacologia em relação ao uso do cinema como estratégia educativa e desenvolver modelo de plano de ensino sobre o uso do cinema como estratégia educativa. Tratou-se de pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, tendo como participantes, estudantes de enfermagem regularmente matriculados nas disciplinas de Farmacologia, da segunda série do curso de Enfermagem da UEMS – Unidade de Dourados. Participaram da pesquisa 25 acadêmicos. Utilizamos 7 filmes sendo eles: O Óleo de Lorenzo, Uma Chance para Viver, Decisões Extremas, Tá Faltando Alguma Coisa? Clube de Compras Dallas, Amor e Outras Drogas e Tempo de Despertar.  Previamente ao uso do filme, foi realizado um plano de ensino, abordando sua temática principal e secundária, as possibilidades de leituras reflexivas, perguntas disparadoras e conexão com o ensino de farmacologia. A coleta de dados compreendeu entre março a julho de 2015. A cada 15 dias, um filme era apresentado, e na semana subsequente as discussões em rodas de conversa eram realizadas. Também foi enviado um roteiro para auxiliar nas discussões e fomentar o raciocínio clínico e reflexivo, e instigá-los a relacionar o filme com os saberes da farmacologia. A coleta de dados foi através dos relatos das percepções dos estudantes em depoimentos escritos e roda de conversa. Nessa roda de conversa os acadêmicos se expressaram, mostrando as potencialidades e as fragilidades da estratégia em si. Os resultados encontrados foram satisfatórios, pois, foi possível perceber através dos relatos escritos e das discussões que o uso do cinema contribuiu para o ensino da Farmacologia aplicado à Enfermagem. Os acadêmicos conseguiram relacionar os filmes, com os saberes da farmacologia e as práticas diárias de enfermagem. Considerações finais: Nesse contexto o uso do cinema pode confrontar os alunos com as situações críticas, e assim, sensibilizar para as questões de ética, cuidado, humanização e respeito. O ensino de disciplinas no âmbito do Ensino Superior em Saúde deve considerar outras possibilidades educativas, em prol da formação de um profissional multidimensional.

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