Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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OUTUBRO ROSA: ESTRÁTEGIA DE PROMOÇÃO E FORTALECIMENTO PARA A SAÚDE DA MULHER
Gisele Reis Dias, Gilce Reis Dias, Andréia Rejane Rodrigues Ferreira, Edmara Travassos Andrade, Liliam Rafaele Souza da Silva

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


APRESENTAÇÃO: Devido à popularidade do movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, em 2013 o município de Nova Olinda do Norte – AM aderiu à estratégia como recurso inovador para que fossem expandidas ações e estratégias de promoção e fortalecimento para o autocuidado entre mulheres, visando reduzir o número de casos de câncer de mama e colo de útero. Contudo, foi somente no ano seguinte que as ações do movimento tiveram resultados satisfatórios, por este motivo nossa experiência centralizou-se no ano de 2014.O objetivo da experiência visava mobilizar mulheres Novolindenses quanto à prevenção do Câncer de colo uterino e de Mama. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O outubro Rosa iniciou na primeira semana de Outubro com a abertura com fórum em favor a saúde da Mulher, onde foram abordadas as seguintes temáticas: 1 – Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher com ênfase nas ações desenvolvidas pela coordenação municipal do Programa e na prevenção do câncer de mama e colo de útero. 2- Lei Maria da Pena: Disseminando conhecimento 3- Violências contra a Mulher: Diagnóstico situacional de Nova Olinda Posteriormente também divulgamos o movimento no espaço da rádio comunitária Nova FM, bem como por outros meios de comunicação como: Educação em saúde, convites e carro volante. A cidade foi iluminada e colorida com os tons rosa sinalizando a luta contra o câncer entre mulheres. Durante os trinta dias do mês todas as unidades básicas de saúde do território de nova Olinda disponibilizaram o exame citopatológico e de mamas de forma intensificada, a partir de metas traçadas pela coordenação municipal para as unidades localizadas em área urbana e rural. Para finalizar a campanha no último dia do mês de outubro realizamos uma caminhada rosa envolvendo vários segmentos municipais e comunitários que abraçaram o movimento. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Obtivemos um número expressivo de mulheres que realizaram o exame citopatológico e avaliação das mamas durante o Outubro Rosa.  O número de exames de papanicolau totalizou um valor de 624 coletas entre zona rural e urbana. Durante a realização do fórum e caminhada rosa também foi significativa a participação de mulheres residentes em Nova Olinda o que nos motivou a melhorarmos cada vez mais a estratégia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A realização do Outubro Rosa contribuiu para o aumento do número de exame citopatológico e de avaliação das mamas, bem como fortalecimento das parcerias institucionais no município, uma vez que participaram do movimento diversas instituições como: Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Unidade Hospitalar presentes em nosso meio social. Por fim, considerou-se relevante a adesão a campanha, pois através dela estimulamos mulheres a conhecerem a realidade do câncer de mama, colo de útero, autocuidado e qualidade de vida. 

Palavras-chave


Saúde da Mulher; Prevenção; Câncer