Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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HOMENS, QUEM DISSE QUE ESTÃO ESQUECIDOS?
Gisele Reis Dias, Airiane Barbosa Monteiro, Gilza Reis Dias

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


APRESENTAÇÃO: Do ponto de vista saúde/doença homens e mulheres têm comportamentos diferenciados, sendo que os homens estão em desvantagem em termos de sua sobrevida se levar em consideração os indicadores de mortalidade. Acredita-se que esta diferença ocorra devido à cultura masculina, pois desde a infância os homens são preparados para o trabalho, para suprir as necessidades de casa, sem demonstrar fragilidade uma vez que, este representa o lado “forte” do gênero, o qual em momento algum “pode” apresentar invulnerabilidade ainda que esta exista. Assim, podemos entender o porquê de existir uma grande demanda masculina refreada diante dos serviços de saúde. A experiência teve como objetivo promover educação em saúde a população masculina do Município de Nova Olinda do Norte – AM.   DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A campanha Novembro Azul foi traçada da seguinte forma: Divulgação da Campanha nos meios de comunicação, triagem dos usuários para a Ultrassonografias da Próstata e Exame Antígeno Específico Prostático (PSA), uma vez que o município de Nova Olinda não dispunha do exame retal digital. Mobilização das Unidades básicas de saúde com atendimentos noturnos e com educação em saúde sobre os temas: Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem; Tabaco, Álcool, Doenças Sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS, Lei do Acompanhante e Câncer de próstata com ênfase no toque retal. Os devidos temas foram trabalhados com grupos formados de homens como: Pescadores, estivadores, vigilantes, presidiários, servidores públicos e aqueles atuantes em construção civil, além daqueles que se encontravam em sala de espera nas unidades de saúde. O enceramento da campanha foi marcado por um dia e lazer destinado aos homens, o qual denominamos de domingo azul. O domingo azul, além da triagem dos participantes disponibilizou jogos de futsal, vôlei e atletismo, estratégia esta que trouxe muitos pontos positivos para a campanha. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Durante a Campanha Novembro Azul mais de 400 homens foram em busca do exame de Ultrassonografia da Próstata. Além do exame de imagem também foi ofertado o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico), porém devido ao seu alto custo sua disponibilização tinha como prioridade homens com histórico familiar de C.A e sintomatologia confirmada. Em relação ao Domingo Azul conseguimos atrair mais de 170 homens entre diversas fixas etárias, os quais passaram por triagem e orientações. Nesse sentido acredita-se que uma das formas de contribuir para a diminuição dos números de mortalidade masculina é direcionar o indivíduo aos serviços de saúde fortalecendo a política de atenção integral à saúde do homem, o que não depende apenas dos homens, mas das ações governamentais que pouco endereçam sua atenção para a prevenção e promoção a saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Não basta apenas aconselhar os homens para a adoção de hábitos saudáveis de vida, mas promover estímulo desta categoria à adesão dos serviços de atenção à saúde buscando envolvê-los em estratégias que visem reduzir as principais causas de mortalidade entre o gênero.     

Palavras-chave


Saúde do Homem; Educação em Saúde; Prevenção