Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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RELATO DOS SENTIMENTOS DOS ACADÊMICOS NO PRIMEIRO CONTATO COM A SAÚDE MENTAL
Ana Karoline da Silva, Ana Maria Souza Matozo, Andriely Gomes dos Santos, Priscila Maria Marcheti Fiorin

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Apresentação: O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) funciona como modelo e referência assistencial para a saúde mental. Oferece atendimento à população em âmbitos clínicos e referente à reinserção social, seguindo de forma crescente as modalidades CAPS I, II e III, além do AD (álcool e drogas) e CAPSi (infantil) (BRASIL, 2002). Este trabalho tem como objetivo relatar os sentimentos dos acadêmicos no primeiro contato com a saúde mental. Desenvolvimento do trabalho: Durante a experiência da prática acadêmica no mês de junho de 2015 no CAPS, observamos e participamos das atividades desenvolvidas pela equipe multiprofissional, tanto individuais quanto em grupos, oficinas e a construção do Projeto Terapêutico Individual. Entretanto sentíamos receio do campo prático e dos pacientes, tendo como ideia um local fechado, escuro, sem atividades, além de uma percepção estereotipada de um paciente apático, agressivo, violento e com incapacidade mental. Estas práticas ocorreram em um ambiente aberto e acolhedor, permitindo assim a criação de um vínculo a partir do primeiro momento. Logo, foi realizada uma consulta de enfermagem psiquiátrica, utilizando um instrumento relacionado aos comportamentos psicológico, social e familiar. Observaram-se alterações do pensamento, linguagem, senso-percepção, orientação e desenvolvimento intelectual, a partir das quais desenvolvemos os diagnósticos de enfermagem e discutimos as metas de intervenção junto ao paciente. Impactos: Diante das práticas realizadas foram refletidas sobre as barreiras encontradas nos acadêmicos, quebrando os paradigmas de doente mental a nós atribuídos, visto que diante das atividades eles se apresentavam de forma oposta as nossas concepções, despertando sentimentos de empatia, cumplicidade, carinho, companheirismo e respeito. Considerações finais: Ao relatar nossos sentimentos durante a primeira experiência com a saúde mental notamos que a enfermagem, a partir de seus conhecimentos e habilidades profissionais, deve trabalhar com o indivíduo buscando encontrar a solução mais adequada para sua condição, além de mudar as representações preconceituosas e ter mais alteridade e conhecimento acerca do assunto. É necessário rever e questionar o ensino de enfermagem na saúde mental, refletindo sobre a prática recorrendo a novas estratégias de ensino e de assistência que favoreçam essas competências aos futuros profissionais.

Palavras-chave


Saúde mental; estudantes de enfermagem; enfermagem; comunicação; cuidados de enfermagem.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 336/GM. Estabelece CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS i II e CAPS AD II. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: <http://www.maringa.pr.gov.br/cisam/portaria336.pdf>. Acesso em: 10 de julho de 2015.