Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO DIABETES MELLITUS: DESAFIOS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida, Eliana Campêlo Lago, Maria Eliete Batista Moura, Maria do Carmo de Carvalho e Martins, Gerardo Vasconcelos Mesquita, Fabrício Ibiapina Tapety, Carmen Viana Ramos, José Nazareno Pearce de Oliveira Brito

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Apresentação: A formação dos profissionais de saúde é entendida como um aprendizado nas instituições de ensino, saúde e comunidade. Considerando a promoção da saúde na Estratégia Saúde da Família, associa-se ao enfermeiro o papel de cuidador e educador, buscando criar a co-responsabilização com o outro, facilitando a autonomia da pessoa com diabetes sobre sua saúde. Objetivo: analisar a formação do enfermeiro na educação em saúde para o diabetes mellitus na Estratégia Saúde da Família. Descrição Metodológica: Pesquisa descritiva, qualitativa, realizada com 28 enfermeiros da Regional de Saúde Leste-Sudeste na Estratégia Saúde da Família, em Teresina-PI. Os dados obtidos por entrevistas foram analisados pelo Discurso do Sujeito Coletivo, com organização e tabulação dos dados qualitativos, obtidos por depoimentos. O desenvolvimento do estudo atendeu às normas nacionais e internacionais de ética em pesquisa envolvendo seres humanos. Resultados: A análise do Discurso do Sujeito Coletivo resultou em um leque semântico de palavras frequentes nos depoimentos: palestras, orientações em grupos, formação continuada, ações educativas, prevenção. Dessa forma, encontrou-se que o enfermeiro tem crucial importância em promover medidas educativas no diabetes, exercendo o papel de educador para ampliar o autocuidado em saúde. Há necessidade de formação continuada para a melhoria da assistência do enfermeiro na educação em saúde em diabetes. Conclusão/Impactos Esperados: Torna-se essencial o incentivo à política de educação permanente, na implantação e fortalecimento da saúde, desenvolvimento de novas competências, conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuirão para uma melhor assistência dos enfermeiros na educação em saúde para o diabetes mellitus. Os resultados desse estudo poderão contribuir para promover uma reflexão sobre a formação do enfermeiro, encorajando-os a adotar uma prática de educação em saúde em busca da qualidade do cuidado preventivo no diabetes na atenção básica.

Palavras-chave


Enfermagem; Estratégia Saúde da Família; Diabetes Mellitus.

Referências


Corbellini VL, Santos BRL, Ojeda BS, Gerhart LM, Eidt OR, Stein SC, Mello DT. Nexos e desafios na formação profissional do enfermeiro. Revista Brasileira de Enfermagem. 2010 Aug; 63(4): 555-60.

Borba AKOT, Marques APO, Leal MCC, Ramos RSPS. Práticas educativas em diabetes Mellitus: revisão integrativa da literatura. Revista Gaúcha de Enferm. 2012 Mar; 33(1): 169-76.

Grillo MFF, Neumann CR, Scain SF, Rozeno RF, Gross JL, Leitão CB. Efeito de diferentes modalidades de educação para o autocuidado a pacientes com diabetes. Revista da Associação Médica Brasileira. 2013 Jul; 59(4):400-5.

Landim CAP, Zanetti ML, Santos MA, Andrade TAM, Teixeira CRS. Self-care competence in the case of Brazilian patients with diabetes mellitus in a multiprofessional educational programme. Journal of Clinical Nursing. 2011 Dec; 20(23-24): 3394-3403.

Reusch A, Ströbl V, Ellgring H, Faller H. Effectiveness of small-group interactive education vs. lecture-based information-only programs on motivation to change and lifestyle behaviours. A prospective controlled trial of rehabilitation in patients. Patient Education and Counseling. 2011 Feb; 82(2): 186-92.