Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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GRUPO DE ALFABETIZAÇÃO PARA ADULTOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Natássia Denardin, Caroline Mello dos Santos

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Apresentação: O grupo de alfabetização foi constituído em uma Unidade de Saúde da Família, no município de Porto Alegre, por iniciativa de duas residentes do programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva, em 07 de outubro de 2014 e segue em andamento até então. A sugestão deste grupo surgiu em uma reunião do Conselho Local de Saúde, a partir de um levantamento feito pelas próprias residentes sobre quais atividades a unidade poderia ofertar aos usuários. Desenvolvimento do trabalho: O início das atividades do grupo de alfabetização foi divulgado através dos Agentes Comunitários de Saúde em visitas domiciliares e através dos demais profissionais da ESF. Foi estipulado que as aulas ocorreriam uma vez por semana, com encontros de duas horas de duração, na própria Unidade de Saúde. O método utilizado nas aulas prioriza atividades lúdicas que evidenciam o protagonismo destes usuários em seu processo de aprendizagem, abordando nas dinâmicas questões relacionadas à saúde. Portanto cabe ressaltar que o grupo objetiva não somente o exercício da escrita e da leitura, mas também o fortalecimento do vínculo entre os usuários participantes e a unidade de saúde, constituindo-se também em um importante espaço de promoção em saúde, de escuta e de troca de saberes. Resultados: Até o presente momento, as aulas proporcionaram maior aproximação com a escrita e a leitura (identificação de letras, sílabas, palavras e números). Além deste aprendizado, fortaleceram-se vínculos e relações de afeto, fruto da ótima integração do grupo. O espaço tornou-se não somente “aulas de alfabetização”, mas também um local de promoção em saúde. As integrantes passaram a compreender melhor a bula de seus medicamentos e as orientações dadas pelos profissionais da ESF. Identificamos também um aumento da autoestima, melhora da comunicação, memorização e da motricidade fina das participantes. Considerações Finais: O envolvimento e a integração de outros membros da equipe da Estratégia de Saúde da Família na atividade foram alguns dos pontos positivos que este grupo propiciou, permitindo assim, maior união entre os trabalhadores. Este espaço também permitiu conversas e trocas sobre as dificuldades e angústias cotidianas das participantes, orientações sobre saúde e o compartilhamento de alegrias. A formação deste grupo evidenciou a potencialidade do ensino-aprendizagem dentro do ambiente de uma Unidade de Saúde. Esta ação pode ser replicada em outros territórios, objetivando a promoção da saúde através deste espaço de aprendizagem. Além disto, foi um campo que se mostrou bastante fértil para a atuação do sanitarista e demais profissionais da área da educação.

Palavras-chave


ensino em saúde; residência multiprofissional; saúde coletiva; promoção em saúde.