Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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OFICINA PEDAGÓGICA: INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA FORMAÇÃO COMPARTILHADA DE ACS/DISCENTES
Cláudia de Espíndola Mamedes, Isabela Lemos Vêloso Lopes, Patrícia Vasconcelos Leitão Moreira, Maria Janilce Oliveira Magalhães, Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


Introdução: No Sistema Único de Saúde (SUS), o agente comunitário de saúde (ACS) é um personagem muito importante na integração dos serviços de saúde da Atenção Primária com a comunidade. A formação e atualização dos ACS sobre a abordagem de patologias é vital para a garantia de efetiva identificação, rastreamento e acompanhamento de usuários. Objetivo: Qualificar as ACS da equipe Grotão II, através de oficinas participativas com atividades lúdicas e troca de saberes, respeitando a vivência e prática individuais. Metodologia: Foi realizada uma oficina abordando as patologias elegidas pelas ACS, com base na falta de informação que possuíam sobre as mesmas. A oficina foi realizada pelas estudantes do PET Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde) da UFPB junto com a enfermeira, médica e apoiadores do NASF. Todas as seis ACS da equipe participaram. Os temas foram HPV e Hepatites. Ocorreram três encontros no mês de julho, na unidade, utilizando-se de datashow com abordagens clínica, nutricional e farmacológica, dinâmicas, folhetos e lanche. Resultados: As oficinas auxiliaram as ACS na identificação e abordagem das patologias com seus usuários, estimulando a problematização e concretizando o elo “serviço-ensino-comunidade”. As ACS integraram bem a teoria com os casos vividos na prática, o que ajudou numa abordagem completa. Conclusão A integração “ensino-serviço-comunidade” é uma estratégia com via de “mão dupla”, que promove a reorientação da formação profissional em saúde, através da reformulação das práticas dos profissionais, trazendo benefícios à comunidade.

Palavras-chave


recursos humanos em saúde; agentes comunitários de saúde; comunicação interdisciplinar.