Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Partilhando aprendizagem à luz da metodologia da problematização
Eliezel Alves Alves dos Anjos

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


As Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) cumprem papel fundamental na formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde, dentro da perspectiva da Educação Permanente no Estado. A política da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação-Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES), fundamentada nos princípios das políticas para a formação do técnico em saúde, dentro do escopo para a educação profissional, articula as estratégias e prioridades do SUS com as concepções e referências das políticas nacionais de educação. O propósito é buscar alternativas para a construção de programas de ensino que apresentem sintonia com os modelos de organização da atenção à saúde ao mesmo tempo em que privilegia o desenvolvimento da capacidade de intervenção crítica e criativa da Escola na Rede de Serviços do SUS e desta no processo ensino-aprendizagem. Assim, suscita-se a inquietude que norteará o objeto do projeto: como se comportarão os educandos dos cursos técnico-profissionalizantes da Etsal/Uncisal, a partir do estímulo do processo de ensino-aprendizagem na trajetória de sua formação, quando do ensejo para compartilhamento de suas experiências com base na concepção da metodologia da problematização, aplicando o Arco de Charles Maguerez como caminho metodológico de pesquisa? Como resposta provável e provisória que se traduz em hipótese, no sentido de buscar a certeza de ser cientificamente válida, propõe-se que: se os educandos receberem estímulo do processo de ensino-aprendizagem na trajetória de sua formação, quando do ensejo para compartilhamento de suas experiências com base na concepção da metodologia da problematização, aplicando o Arco de Charles Maguerez como caminho metodológico de pesquisa, então haverá demonstração do protagonismo de seu processo de aprendizagem sob diversos matizes de expressão como caminho metodológico e das condições que representam fatores formadores dos saberes didático-pedagógicos da instituição formadora. Objetivo Geral: Promover o compartilhamento dos educandos com suas experiências de ensino-aprendizagem com base na concepção da metodologia da problematização, aplicando o Arco de Charles Maguerez, como caminho metodológico de pesquisa. 

Palavras-chave


profissionalização; problematização; pesquisa.

Referências


ALAMI, Sophie. Os métodos qualitativos / Sophie Alami, Dominique Desjeux, Isabelle Garabuau-Moussaoui;  tradução de Luis Alberto S. Peretti. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n.113, p. 51-64, julho/2001.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A Metodologia da Problematização no ensino superior e sua contribuição para o plano da práxis. Semina, Ci. Soc./Hum., v. 17, Londrina, nov. 1996, p. 7-17. Edição Especial.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: EDUEL, 1999.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. O exercício da práxis por meio da metodologia da problematização: uma contribuição para a formação de profissionais da educação, 2007. In: BEHRENS, M. A.; ENS, R. T.; VOSGERAU, D. S. R. (Org.). Discutindo a educação na dimensão da práxis. Curitiba: Champagnat, 2007. v. 1, p. 149-164.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Técnico em Radiologia: diretrizes e orientações para a formação / Ministério da Saúde, Secretaria, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

________. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Técnico em Radiologia: diretrizes e orientações para a formação / Ministério da Saúde, Secretaria, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

 

_________. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Técnico em Radiologia: diretrizes e orientações para a formação / Ministério da Saúde, Secretaria, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

_________. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Técnico em Radiologia: diretrizes e orientações para a formação / Ministério da Saúde, Secretaria, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

 

_________.Ministério da Saúde. Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos para o SUS. Capacitação Pedagógica para Instrutor/Supervisor – Área da Saúde. Reimpr. da 1. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 1994.

 

_________. Portaria nº 3.189, de 18 de dezembro de 2009. Dispõe sobre as diretrizes para a implementação do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2009b. Seção I, p. 59. In.: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Técnico em Radiologia: diretrizes e orientações para a formação / Ministério da Saúde, Secretaria, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

_________. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Técnico em Radiologia: diretrizes e orientações para a formação / Ministério da Saúde, Secretaria, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

 

_________. Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de outubro de 1999,. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Profissional de Nível Técnico. Diário Oficial [da] República do Brasil, Brasília, DF, 26 nov. 1999ª. Disponível em. <HTTP://portal.mecgov.br/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf>. Acesso em 17/11/2014.

_________. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Técnico em Radiologia: diretrizes e orientações para a formação / Ministério da Saúde, Secretaria, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

 

CANZONIERI, Ana Maria. Metodologia da pesquisa qualitativa na saúde / Ana Maria Canzonieri. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2010.

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Org.). Debates e Síntese do Seminário Fundamentos da Educação Escolar do Brasil Contemporâneo. Organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde. Coordenação de Lúcia Maria Wanderley Neves, Marcela Alejandra Pronko e Marco Antônio C. Santos – Rio de Janeiro: EPSJV, 2007.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa / Uwe Flick; tradução Joice Elias Costa. – 3. – Porto Alegre: Armed, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia / Paulo Freire. – 48ª. ed.  – Rio de Janeiro; Paz e Terra, 2014.

 

FREITAG, Barbara. Escola, Estado & Sociedade / Bárbara Freitag. – 4. ed. rev. – São Paulo: Moraes, 1980.

GOLDMANN, Lucien.  Ciências Humanas e Filosofia. 8ª ed. São Paulo. DIFEL. 1980.

GOMEZ, A.I.P. A função e formação do professor no ensino para a compreensão de diferentes perspectivas. In: Sacristàn JC, Gómez AIP. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas; 1998. p. 353-80.

LUDKE, M, ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU; 1986. MINAYO, Maria Cecília Souza. O desafio do conhecimento : pesquisa qualitativa em saúde. 7 ed. São Paulo: Hucitec; 2000.

LUCKESI, Cipriano; PASSOS, Elizete S. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar / Cipriano C. Luckesi, Elizete S. Passos . – 7. ed. – São Paulo: Cortez, 2012.

 

MEDINA-MOYA, JL, Prado ML. El curriculum de enfermería como protótipo de tejné: racionalidad instrumental y tecnológica. Texto& Contexto Enferm. [periódico on-line]. 2009 dez; [citado 2010 jan 20]; 18(4). Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo>.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. / István Mészáros; tradução Isa Tavares. – São Paulo: Boitempo: 2005.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8ª ed. São Paulo. Hucitec, 2004.

MOSTARDEIRO, S.C.T.S. Refletindo sobre a formação do enfermeiro: a prática docente a partir do imaginário pedagógico. Esc Anna Nery.[periódico on-line]. 2004 abr; [citado 2010 abr 05]; 8 (1). Disponível em:<http://www.eean.ufrj.br>.

KOSIK, Karel. A dialética do Concreto. Rio de Janeiro, 1969.

PEREIRA, JÚLIO Cesar R. Análise de Dados Qualitativos : Estratégias Metodológicas para as Ciências da Saúde, Humanas e Sociais / Júlio Cesar R. Pereira. – 3. ed. 1 reimpre. –São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso / Philippe Perrenoud; tradução Cláudia Schilling. – Porto Alegre: Artmed, 2001.

PRADO, Marta L. Do;  VELHO, Manuela Beatriz; ESPÍNDOLA, Manuela Simoni; SOBRINHO, Sandra Hilda; BACKES, Vania Vânia Marli Schubert. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Relato de Experiência. Esc Anna Nery (impr.)2012 jan-mar; 16 (1):172-177.

PIOVESAN, A; TEMPORINI, E.R. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Rev Saúde Publica. 1995;29(4): 318-325.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas / Roberto Jarry Richardson; colaboradores José Augusto de Souza Peres ... (et al.).– 12. Reimp. – São Paulo : Atlas, 2011.

SÁNCHEZ VASQUEZ, Adolfo. Filosofia da Práxis. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

SAÚDE, Educação e Trabalho pelo SUS. 11º Congresso Internacional da Rede Unida, realizada em Fortaleza (CE), no período de 10-13 de abril de 2014, sob tema: Girar vida, políticas e existências: a delicadeza da educação e do trabalho no cotidiano do SUS. In. Revista RETSUS, Ano VIII – nº 66 – junho/julho de 2014. Reportagem de Ana Paula Evangelista e Flávia Lima.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

ZABALA, Antoni. Como aprender e ensinar competências / Antoni Zabala, Laia Arnau. – Porto Alegre: Artmed, 2010.