Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Oficinas de Extensão: discussão nos cursos de graduação sobre o controle social no SUS
berenice de freitas diniz, Maria da Consolação Magalhães Cunha, Raimundo Loyola Junior, Ronaldo de Oliveira zenha, jacqueline do Carmo reis

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


Resumo: Realização de oficinas de extensão em sala de aula nos cursos de graduação com o objetivo de sensibilizar os alunos para o tema controle social no SUS.  A proposta foi solicitada pela Coordenação de Extensão da Unidade PUC Minas Betim como estratégia de sensibilizar a unidade para o IX Seminário. Metodologia: - O grupo Observatório do Controle Social do SUS (OBCS) discutiu as formas de intervenção optando pela metodologia de problematização. Cada professor da unidade deveria oferecer uma aula e a partir da ementa desta disciplina. O grupo construiu uma dinâmica utilizando a metodologia Grupo Observação e Grupo de Vocalização. Considerou-se o tema transversal cidadania, controle social e organização do SUS e temas específicos foram escolhidos a partir da ementa da disciplina e apresentados em forma de um problema. Resultado: Para cada uma das oficinas foi possível traçar o perfil dos sujeitos a partir de sua formação, percebe-se que os alunos, futuros profissionais de saúde e de outras áreas, conhecem um pouco SUS, mas estão pouco mobilizados para a sua complexidade. Nos cursos externos à área da saúde percebeu-se o desconhecimento pelos professores e alunos das legislações vigentes. Também percebemos como os alunos desconhecem os conselhos de saúde como órgão de controle social no SUS. Análise crítica: As oficinas propiciaram um momento de encontro na graduação, os temas controle social e cidadania foram abordados a partir do conteúdo das disciplinas. No curso de medicina, os alunos buscaram conhecimentos de clínica ampliada e planejamento para solução do problema apresentado. Nos cursos de administração, direito e sistema de informação, os alunos buscaram algum tema convergente com o problema apresentado, no direito a noção de cidadania e saúde como um direito foi tema mais presente.   Conclusões: Em todas as turmas, os alunos demonstraram interesse sobre o tema.  É preciso realizar sensibilização para os cursos de graduação na área da saúde para que esses se aprofundem nos temas- controle social e cidadania. Para os cursos fora da área da saúde, esse tema deve ser abordado para que os sujeitos compreendam o quão complexo é o SUS e como a participação social é fundamental para implementação dessa política. 

Palavras-chave


SUS, participação, controle social, conselhos de saúde.

Referências


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