Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Avaliação da Cultura de Segurança do Paciente em Hospitais Norte-rio-grandenses: Um Relato de Experiência
Nathanny Ferreira Moutinho, Gérson da Silva, Laiza Oliveira Mendes de Melo, Luiz Eduardo Lima de Andrade, Zenewton André da Silva Gama

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


Apresentação: A cultura de segurança é definida como o produto de valores, atitudes, competências e padrões de comportamento individuais e de grupo, os quais determinam o compromisso, o estilo e proficiência da administração de uma organização saudável e segura1. O primeiro passo para se estabelecer uma cultura de segurança efetiva em uma organização de saúde é avaliar a cultura corrente2. Nos serviços de saúde brasileiros, a cultura de segurança foi considerada responsabilidade prioritária dos Núcleos de Segurança do Paciente, segundo a RDC ANVISA nº 36 de 20133. Sua avaliação periódica é essencial para promovê-la e favorecer a melhoria da qualidade da assistência à saúde. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é descrever a experiência da avaliação da Cultura de Segurança em Hospitais Norte-rio-grandenses de diferentes tipos de gestão. Desenvolvimento do trabalho: O instrumento de coleta foi o Hospital Survey on Patient Safety Culture (HSOPSC) adaptado ao contexto brasileiro4,5 da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ)6. A avaliação foi realizada por meio de dispositivos eletrônicos: tablets e smartphones, contendo o software: E-questionário, de avaliação da Cultura de segurança hospitalar. A avaliação foi realizada com profissionais de ensino médio e superior, que possuíam vínculo ativo em cada um dos hospitais participantes. Participaram da pesquisa cinco hospitais de diferentes tipos de gestão a saber: três públicos federais, dois públicos estaduais e um privado. Além de questões socioprofissionais, o questionário englobava: uma pergunta global sobre a segurança do paciente no entorno; número de incidentes ou eventos notificados no último ano; e 42 questões referentes à percepção de segurança divididas em 12 dimensões da Cultura de Segurança do Paciente.   Resultados: Participaram um total de 863 profissionais. Foi possível fazer a descrição dos pontos fortes e oportunidades de melhoria da Cultura de Segurança em cada um dos hospitais, a partir do percentual de respostas negativas, neutras e positivas, bem como da frequência de eventos adversos notificados em cada hospital, a percepção de segurança dos profissionais e as Expectativas e ações da direção/supervisão da unidade/serviço que favorecem a segurança. Ao final da pesquisa em cada um dos hospitais, foi entregue um relatório com propostas que podem servir para desenhar estratégias de melhoria para o Hospital. Considerações Finais: Esta experiência nos permitiu vivenciar a rotina dos hospitais, analisar a cultura de segurança de cada instituição avaliada e, com base nessa avaliação, ver as principais fortalezas e fragilidades que os hospitais possuem e com isto propor prováveis intervenções que possam melhorar a cultura de segurança local. Também, os dados coletados, servirão de base para o desenvolvimento de futuros trabalhos científicos, focados na comparação da cultura de segurança segundo o tipo de gestão hospitalar.

Palavras-chave


(Segurança do Paciente; Cultura Organizacional; Gerenciamento de Segurança; Qualidade da Assistência à Saúde).

Referências


  1. HEALTH AND SAFETY COMISSION. Third Report: Organizing for Safety. ACSNI Study Group on Human Factors. London: HMSO, 1993:23.
  2. PRONOVOST PJ, WEAST B, BISHOP K, PAINE L, GRIFFITH R, ROSENSTEIN BJ, et al.. Senior executive adopt-a-work unit: a model for safety improvement. Jt Comm J Qual Saf 2004, 30:59-68.
  3. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução - RDC nº 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências.
  4. TARTAGLIA C, LAGUARDIA RJ, MARTINS M. Adaptação transcultural da versão brasileira do Hospital Survey on Patient Safety Culture: etapa inicial. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 28(11):2199-2210, nov, 2012.
  5. GAMA ZAS, BATISTA AM, SILVA IG, SOUZA RM, FREITAS MR. Adaptação transcultural da versão brasileira do Hospital Survey on Patient Safety Culture: oportunidades de melhoria. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 29(7):1473-1477, jul, 2013.
  6. AGENCY FOR HEALTHCARE RESEARCH AND QUALITY. Making health care safer II: an updated critical analysis of the evidence for patient safety practices. Rockville: Agency for Healthcare Research and Quality; 2013.