Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO: INICIATIVA DA FISIOTERAPIA MOTORA DE UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CONDIÇÕES COMPLEXAS DE SAÚDE
Miriam Ribeiro Calheiros de Sa, Carla Trevisan Martins Ribeiro, Fabiano Luiz dos Santos

Última alteração: 2016-03-06

Resumo


Objetivos: Sendo instituição de referência em saúde da Criança e do Adolescente, por ser hospital de ensino e possuir uma Escola de Saúde, foi proposto um programa de capacitação profissional em fisioterapia, que visa aprimorar o conhecimento dos fisioterapeutas inseridos na rede assistência (municipal, estadual e federal) para o cuidado de crianças e adolescentes cronicamente adoecidos Metodologia: O curso de capacitação em serviço utiliza os princípios do método da aprendizagem baseada em problemas. Está estruturado em 4 eixos, que correspondem a uma formação prática, a saber: prática hospitalar, ambulatorial, programa de seguimento de recém-nascido de risco, e avaliação e tratamento fisioterapêutico nas doenças/síndromes genéticas. Os eixos possuem: uma base teórica, com três unidades de aprendizagem comuns, e prática em serviço (especifico de cada eixo). Desta forma, cada eixo tem uma carga horária máxima de 150 horas/ aula Resultados: Foram capacitadas até o momento 05 fisioterapeutas do PADI do município do Rio de Janeiro, que já atuam nos diversos serviços de atendimento domiciliar dessa população. Após avaliação final o feedback foi extremamente positivo, tanto por parte das profissionais quanto da gestão/coordenação do programa, uma vez que as mesmas já atuavam com essa população, porém sem necessariamente ter a experiência profissional voltada para essa clientela Análise Crítica: A garantia da integralidade do atendimento passa pela adequação da sua cobertura, promoção de serviços qualificados e de acordo com as características da população. Assim, faz-se necessária a construção de redes, com o intuito de promover a interrelação dos serviços existentes e estabelecer parcerias com os três níveis de governo, demandando dessa maneira articulação dos serviços e dos centros formadores de modo a construir uma modelo de compartilhamento de conhecimento e expertise. Conclusões/Considerações: A capacitação profissional permite uma atuação qualificada e diferenciada promovendo o aperfeiçoamento do desempenho profissional, por oportunizar o acesso a novos conhecimentos teóricos e ênfase nas práticas específicas. Estimula ainda o desenvolvimento de uma visão crítica e abrangente do Sistema Único de Saúde. Torna-se importante o desenvolvimento desses programas para os profissionais que atuam no SUS

Palavras-chave


treinamento em seerviço; educação ; fisioterapia; Sistema único de Saúde